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Workshop: "Avaliar e Intervir nas perturbações da Comunicação e Linguagem"
Na classificação mais atual de DSM-5, as dificuldades de comunicação e linguagem aparecem incluídas nas várias perturbações do neurodesenvolvimento como a Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Perturbação da Comunicação Social e Perturbação da Linguagem. Cerca de 80% destas crianças quando entra para a escola, com idade igual ou inferior a 5 anos, não demonstra uma linguagem funcional, apresentando dificuldades na interação social, tendo implicações no seu desenvolvimento. Assim é importante fazer uma avaliação formal ou informal das competências comunicativas da criança. Existem várias grelhas como por ex: a Dynamic AAC Goals, Communication Matrix - online, a Escala de Comunicação Funcional e a Escala de Comunicação Pré-Verbal.
Após a avaliação será delineado o programa de intervenção para desenvolver as competências comunicativas. A aplicação ifalar pretende ser uma ferramenta de intervenção para crianças com dificuldades graves de comunicação e linguagem nas várias perturbações do neurodesenvolvimento. Funciona como um sistema de comunicação aumentativa e também como um programa de estimulação de linguagem.
O PECS (Picture Exchange Communication System) é também um sistema aumentativo de comunicação desenvolvido por Bondy & Frost (1994) para crianças com perturbação do espectro do autismo que demonstrem dificuldades na comunicação e linguagem. Este sistema é efectuado por troca de imagem, constituído por 6 fases, durante as quais a criança aprende a comunicar, a efectuar pedidos e até mesmo comentar. Permite ainda capacitar a criança para a autonomia na comunicação, através de um ensino formal e estruturado, e da interacção e partilha com outras crianças.
Data e Horário: 18 de abril de 2015 (sábado), das 10 às 17 h
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Objetivos
- Desenvolver competências na área da comunicação e linguagem;
- Ensino de um sistema de comunicação aumentativa para as crianças com dificuldades de comunicação e linguagem;
- Aplicação prática de um sistema de comunicação aumentativa nos vários contextos: terapêutico, sala de aula e casa.
Conteúdos Programáticos
- Nova classificação das Perturbações da Comunicação; Perturbação do Espectro do Autismo; Perturbação do Desenvolvimento Intelectual; Perturbação da Linguagem (DSM-V);
- Grelhas de avaliação formais da comunicação;
- Estratégias de intervenção nas perturbações da comunicação;
- Sistemas de Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio para a comunicação;
- Comunicação aumentativa nos dispositivos eletrónicos: Programa de intervenção ifalar;
- Aplicação teórico-prática dos vários níveis de PECS: Picture Exchange Communication System;
- Casos clínicos.
Destinatários
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente,
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
Nº de participantes
35 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)
Formadora
Dra. Joana Rombert
Terapeuta da Fala na Unidade de Neurodesenvolvimento do Departamento de Pediatria Médica do Hospital de Santa Maria.
Preço de Inscrição
Até 11 Abr. 2015 - 75 €; Após 11 Abr. 2015 - 100 €
- Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (30 Mar. e 30 Abr. 2015).
Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.
Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email).
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.
Organização e Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
Fonte: deficiente-forum.com - Índice