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Vodafone Portugal confirma que foi alvo de ciberataque

Lordelo

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A Vodafone Portugal confirmou, por via de um comunicado, que foi alvo de um ciberataque, situação que ajuda a explicar as perturbações do serviço da empresa durante a noite de segunda-feira, dia 7.

A empresa refere que este ataque informático foi "deliberado e malicioso", acrescentando que foi levado a cabo com o objetivo de "causar danos e perturbações".

A Vodafone aproveita ainda para tranquilizar os clientes, notando que não há "quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos".

"Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital", pode ler-se no comunicado da Vodafone Portugal.

Apesar de já ter recuperado alguns dos seus serviços, a Vodafone Portugal admite que está a ter um pouco mais de dificuldades no processo devido à "dimensão e gravidade do ato criminoso", pelo que necessita de um "cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação".

Ainda assim, a Vodafone está confiante que esta recuperação acontecerá "progressivamente ao longo desta terça-feira", dia 8. "A Vodafone continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos clientes", pode ler-se no comunicado.

Entretanto, a empresa garante que procederá a uma "investigação aprofundada do ato criminoso" por "tempo indeterminado" com o auxílio das autoridades competentes.

Este início de 2022 tem sido marcado por uma série de ataques informáticos a várias entidades em Portugal. Depois do ataque aos grupos de media Impresa e (alegadamente) Cofina, a TAP e o próprio Parlamento também se encontram entre as entidades que sofreram ciberataques.


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Vodafone aponta "recuperação progressiva" dos serviços de voz móvel

"As comunicações de dados, SMS e de voz na rede fixa, bem como alguns clientes de serviço de TV, continuam indisponíveis e são agora a prioridade de todas as equipas envolvidas e que se prolongarão pela noite dentro", acrescentou a Vodafone, num novo comunicado enviado à Lusa.

Antes, a operadora tinha admitido, numa outra nota, que problemas técnicos estavam a ter impacto numa "percentagem significativa de clientes", afetando "essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de televisão".

A Vodafone Portugal registou, na segunda-feira à noite, problemas técnicos, com os clientes a não conseguirem ter acesso aos serviços de telefone e rede de Internet, segundo o portal que controla os problemas e falhas de serviços 'online', Downdetector.

Os problemas estão a ser sentidos sensivelmente desde as 21:00, constatou a agência Lusa.

O portal Downdetector registou o pico de notificações (7727) pelas 22:05, sendo Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Coimbra, Braga, Rio Tinto, Santo Tirso, Maia os locais com mais problemas registados.

A empresa pediu "desculpa a todos os clientes pelos incómodos causados", sublinhando que "todas as equipas estão empenhadas em recuperar o serviço com a máxima prioridade e urgência".


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