• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vida e obra de Nadir Afonso em livro a lançar quarta-feira

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Vida e obra de Nadir Afonso em livro a lançar quarta-feira

A obra «Itinerário (com)sentido», a lançar quarta-feira em Lisboa, é uma biografia de Nadir Afonso, «um dos maiores artistas vivos da arte contemporânea portuguesa», na qualificação do autor, Agostinho Santos.

A apresentação da obra, a cargo do director do Museu do Chiado, Pedro Lapa, e de Maria José Magalhães, da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, decorrerá a partir das 18:00 no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, na presença do pintor.

Profusamente ilustrado, o livro, uma edição da Afrontamento, integra mais de cem pinturas e desenhos das várias fases do pintor (algumas inéditas), assim como muitas fotos, excertos de textos escritos por Nadir Afonso e uma longa entrevista feita por Agostinho Santos.

A obra aborda todo o percurso de vida do artista, os tempos da infância em Chaves (sua terra natal), a época do Porto, o tempo de estudante na Escola de Belas-Artes do Porto, onde fez o Curso de Arquitectura, a sua estada em Paris, onde pintou enquanto trabalhava no atelier de Le Corbusier, assim como o período em que esteve no Brasil, onde trabalhou com outro dos maiores arquitectos do século XX, Óscar Niemeyer.

O livro inclui ainda uma análise de Maria José Magalhães, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto, sobre as pinturas mais importantes da carreira do pintor, depoimentos do pintor Júlio Resende, de Laura Afonso (a segunda mulher do pintor, com quem vive há 30 anos) e poemas do pai de Nadir e do filho Artur, que trabalha actualmente em arquitectura em Nova Iorque.

«Trata-se de uma edição trilingue (português, inglês e espanhol), com arranjo gráfico de José Miguel Reis, que sairá com caixa, com 450 páginas e uma tiragem limitada de 1500 exemplares», indicou o autor, confiante em que «este trabalho contribua para uma maior divulgação da pintura de Nadir Afonso, que ficará, tenho a certeza, na história da pintura moderna portuguesa».

A obra tem uma segunda apresentação programada para a Biblioteca do Museu de Serralves, no Porto, no próximo dia 23, a cargo do director da instituição, João Fernandes.


Diário Digital / Lusa
 
Topo