• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Viana:Coliseu desenhado por Souto Moura pronto no fim de 2009

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Viana:Coliseu desenhado por Souto Moura pronto no fim de 2009

O Coliseu de Viana do Castelo, um pavilhão multiusos desenhado por Souto Moura orçado em 11,2 milhões de euros, com capacidade para cerca de 4000 espectadores, deverá estar pronto em finais de 2009, anunciou hoje fonte autárquica.

Segundo a fonte da Câmara de Viana do Castelo, a construção arrancou com um «complexo» processo de perfuração e injecção de betão a jacto, para defender a estrutura da invasão de água junto à linha do rio Lima.

Trata-se, segundo a fonte, de uma técnica designada «jet-grouting» de melhoria de solos realizada, directamente, no interior do terreno sem escavação prévia, utilizando jactos horizontais de grande energia cinética que dão origem a um material de melhores características mecânicas do que o inicial e de menor permeabilidade.

Para a construção do Coliseu, «será necessário instalar 800 colunas por 'jet-grouting', tendo já sido colocadas 160 até ao momento», acrescenta a fonte.

«A intenção é perfurar até rocha firme e injectar betão construindo colunas com oitenta centímetros, parcialmente sobrepostas de forma a impedir a invasão da água do rio», acrescenta.

A este processo irá seguir-se a escavação, que deverá terminar em finais de Dezembro, estando previsto para Janeiro o início da construção do edifício propriamente dito.

«O Coliseu, caracterizado pela transparência entre a cidade, o rio e o interior do edifício, estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras», refere.

A capacidade do equipamento multiusos é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para o dobro nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé.

Com uma área de implantação de 3.792 metros quadrados, o equipamento vai ter 70,1 metros de comprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura.

Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por cinco metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

O Coliseu vai nascer ao lado da nova Biblioteca Municipal, projectada por Álvaro Siza Vieira, e da Praça da Liberdade, com edifícios administrativos riscados por Fernando Távora.

A ideia inicial da Câmara de Viana do Castelo era abrir o Coliseu em meados de 2009, no encerramento das comemorações dos 750 anos do foral de Viana.

Mas o prazo derrapou na sequência da providência cautelar, interposta por uma das empresas preteridas no concurso, já que o tribunal suspendeu as obras durante perto de seis meses.





Diário Digital / Lusa
 
Topo