- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 43,243
- Gostos Recebidos
- 970
O verão vai finalmente dar sinais já a partir do próximo sábado, com as temperaturas a subir consideravelmente no fim de semana e a aumentar ainda mais no decorrer da próxima semana, estando mesmo perto de atingir os 40 graus em algumas regiões do país.
Contactada pela ‘Executive Digest’, fonte oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referiu que «a partir do dia 20, sábado, prevê-se uma subida dos valores da temperatura máxima, entre dois e quatro graus», continuando a subir gradualmente no resto da semana.
«Vamos chegar a segunda-feira com temperaturas que na grande generalidade do território português poderão variar entre os 30 e os 35 graus, com excepção da faixa costeira ocidental, onde as temperaturas serão mais baixas e também da zona da Serra da Estrela», confirmou a mesma fonte.
Na região de Lisboa os termómetros vão subir para os 27 e 28 graus no sábado e no domingo, respectivamente e na segunda-feira a capital regista o dia mais quente da semana com 31 graus previstos, segundo o IPMA. Durante o resto da semana esperam-se temperaturas entre os 27 e os 29 graus.
Por sua vez, na região de Braga o cenário é semelhante, no fim de semana devem registar-se temperaturas de 25 e 27 graus no sábado e domingo, respectivamente, a partir de segunda-feira os termómetros sobem, sendo também aqui este o dia mais quente com 33 graus, no resto dos dias os termómetros rondam os 30 graus.
Santarém também espera temperaturas elevadas, sendo que na segunda-feira os termómetros podem atingir os 35 graus. No resto da semana as temperaturas variam entre os 30 e os 33 graus.
Como habitual as regiões de Évora e Beja serão as mais quentes do país. No fim de semana os termómetros chegam aos 28 graus e na segunda-feira, o dia mais quente da semana, as máximas podem mesmo atingir os 38 graus, sendo que durante o resto da semana mantém-se elevadas entre os 33 e os 37 graus.
Ainda no Alentejo os concelhos de Moura e Mértola, no distrito de Beja, vão registar temperaturas ainda mais quentes, que podem atingir os 39 graus durante a semana. Recorde-se que no concelho de Moura, encontra-se a freguesia da Amareleja, popularmente conhecida pelas suas temperaturas extraordinariamente quentes.
Quem não está incluído nesta vaga de calor é o Porto, onde as temperaturas vão rondar os 23 e 24 graus. Apenas na segunda-feira, à semelhança das outras regiões, a cidade regista o dia mais quente da semana com os termómetros a subir para os 27 graus, segundo o IPMA.
Até esta sexta-feira as temperaturas são mais baixas, rondando os 24 graus, devido à presença de «um anti-ciclone bem a ocidente dos Açores, sob o Atlântico Norte, que se estende em crista em direcção à Islândia e dá origem a um fluxo de norte sobre o território do continente, com transporte de massas de ar marítimas e algum vento de norte-noroeste, o que faz com que as temperaturas não sejam muito elevadas», explica a fonte do IPMA à ‘Executive Digest’.
Por outro lado, prevê-se que a partir de sábado esse anti-ciclone se desloque «mais para leste, estendendo-se em crista em direcção ao Golfo da Biscaia e dando origem a um transporte de norte-nordeste, com uma massa de ar continental já mais quente e que fará com que as máximas subam de forma significativa», conclui o IPMA.
IN:SAPO