• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Varda ao seu estilo e Demme «versão Dogma» em Veneza

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Varda ao seu estilo e Demme «versão Dogma» em Veneza

Oitavo dia do festival marcado por grandes exibições

Jonathan Demme surpreendeu Veneza com a exibição de «Rachel getting married», um filme que assume as normas do manifesto «Dogma 95». Anne Hathaway é Kim, toxicodependente que acabou de deixar um centro de reabilitação, e a acção decorre entre os preparativos e a celebração do casamento da sua irmã Rachel (Rosemarie DeWitt).

«Todos os demónios familiares», como relata a EFE, são expostos entre os membros da família e até convidados, num enredo que a agência espanhola compara ao de «A festa», de Thomas Vinterberg, o primeiro filme feito sob as normas do «Dogma 95», um manifesto cinematográfico europeu que exorta ao realismo máximo e de que Lars von Trier é o expoente com, por exemplo, «Os idiotas».

O próprio Jonathan Demme, realizador do aclamado «O silêncio dos inocentes», assumiu a orientação deste «Rachel getting married» confessando, em conferência de imprensa que a EFE reproduz, que «o filme estava escrito, mas que não se planeou qualquer cena antecipadamente».

Fora da competição, Agnés Varda voltou a exibir a riqueza da sua obra com «Les plage d'Agnés», um auto-retrato visualmente arrebatador, como descreve a EFE, que passa por vários países e em que se encontra vários artistas, como o seu companheiro durante 32 anos, Jacques Demy.

Mas é ainda mais do que isso, como a cineasta belga referiu, citada pela agência espanhola: «Não só procurei uma estrutura de auto-retrato, mas que o filme fosse também uma crónica do meu tempo.»

O oitavo dia do 65º Festival de Cinema de Veneza ficou ainda marcado pelo segundo filme de animação em concurso, o também japonês «The sky crawlers», depois do êxito que foi «Ponyo on the cliff by the sea», de Hayao Miyazaki.



iol
 
Topo