- Entrou
- Ago 29, 2007
- Mensagens
- 5,124
- Gostos Recebidos
- 0
Varda ao seu estilo e Demme «versão Dogma» em Veneza
Oitavo dia do festival marcado por grandes exibições
Jonathan Demme surpreendeu Veneza com a exibição de «Rachel getting married», um filme que assume as normas do manifesto «Dogma 95». Anne Hathaway é Kim, toxicodependente que acabou de deixar um centro de reabilitação, e a acção decorre entre os preparativos e a celebração do casamento da sua irmã Rachel (Rosemarie DeWitt).
«Todos os demónios familiares», como relata a EFE, são expostos entre os membros da família e até convidados, num enredo que a agência espanhola compara ao de «A festa», de Thomas Vinterberg, o primeiro filme feito sob as normas do «Dogma 95», um manifesto cinematográfico europeu que exorta ao realismo máximo e de que Lars von Trier é o expoente com, por exemplo, «Os idiotas».
O próprio Jonathan Demme, realizador do aclamado «O silêncio dos inocentes», assumiu a orientação deste «Rachel getting married» confessando, em conferência de imprensa que a EFE reproduz, que «o filme estava escrito, mas que não se planeou qualquer cena antecipadamente».
Fora da competição, Agnés Varda voltou a exibir a riqueza da sua obra com «Les plage d'Agnés», um auto-retrato visualmente arrebatador, como descreve a EFE, que passa por vários países e em que se encontra vários artistas, como o seu companheiro durante 32 anos, Jacques Demy.
Mas é ainda mais do que isso, como a cineasta belga referiu, citada pela agência espanhola: «Não só procurei uma estrutura de auto-retrato, mas que o filme fosse também uma crónica do meu tempo.»
O oitavo dia do 65º Festival de Cinema de Veneza ficou ainda marcado pelo segundo filme de animação em concurso, o também japonês «The sky crawlers», depois do êxito que foi «Ponyo on the cliff by the sea», de Hayao Miyazaki.
iol
Oitavo dia do festival marcado por grandes exibições
Jonathan Demme surpreendeu Veneza com a exibição de «Rachel getting married», um filme que assume as normas do manifesto «Dogma 95». Anne Hathaway é Kim, toxicodependente que acabou de deixar um centro de reabilitação, e a acção decorre entre os preparativos e a celebração do casamento da sua irmã Rachel (Rosemarie DeWitt).
«Todos os demónios familiares», como relata a EFE, são expostos entre os membros da família e até convidados, num enredo que a agência espanhola compara ao de «A festa», de Thomas Vinterberg, o primeiro filme feito sob as normas do «Dogma 95», um manifesto cinematográfico europeu que exorta ao realismo máximo e de que Lars von Trier é o expoente com, por exemplo, «Os idiotas».
O próprio Jonathan Demme, realizador do aclamado «O silêncio dos inocentes», assumiu a orientação deste «Rachel getting married» confessando, em conferência de imprensa que a EFE reproduz, que «o filme estava escrito, mas que não se planeou qualquer cena antecipadamente».
Fora da competição, Agnés Varda voltou a exibir a riqueza da sua obra com «Les plage d'Agnés», um auto-retrato visualmente arrebatador, como descreve a EFE, que passa por vários países e em que se encontra vários artistas, como o seu companheiro durante 32 anos, Jacques Demy.
Mas é ainda mais do que isso, como a cineasta belga referiu, citada pela agência espanhola: «Não só procurei uma estrutura de auto-retrato, mas que o filme fosse também uma crónica do meu tempo.»
O oitavo dia do 65º Festival de Cinema de Veneza ficou ainda marcado pelo segundo filme de animação em concurso, o também japonês «The sky crawlers», depois do êxito que foi «Ponyo on the cliff by the sea», de Hayao Miyazaki.
iol