- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,019
- Gostos Recebidos
- 388
Valente de Oliveira nomeado para presidente do Conselho de Fundadores da CM
O ex-ministro Valente de Oliveira aceitou o convite feito pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, para assumir o cargo de presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, substituindo Artur Santos Silva.
Fonte oficial da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) avançou à Agência Lusa que «Valente de Oliveira aceitou o convite» formulado por Francisco José Viegas «para o cargo de presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música em substituição de Artur Santos Silva, por incompatibilidade deste último com as responsabilidades que agora assumirá na Fundação Gulbenkian».
Em declarações aos jornalistas no final do Conselho de Fundadores da Casa da Música, Francisco José Viegas manifestou hoje a «gratidão» e «reconhecimento pelo trabalho, generosidade e empenho sempre manifestado por Artur Santos Silva ao longo da sua permanência à frente do Conselho de Fundadores».
«Permanecerá até à próxima reunião, que será dia 26 de Abril, e também [quero] dizer que há um novo nome para o Conselho de Fundadores, que é Luís Valente de Oliveira, que substituirá depois Artur Santos Silva», anunciou.
O responsável pela tutela justificou esta escolha por Valente de Oliveira ser uma «pessoa que está comprometida com a história da Casa da Música, com a cidade do Porto, com a região do Porto, é uma pessoa que fará uma ponte excelente entre aquilo que é a Casa da Música, a cultura e a vida empresarial».
Francisco José Viegas antecipou ainda que «os mecenas naturalmente não deixarão de responder ao apelo» do futuro presidente do Conselho de Fundadores.
Por seu turno, Artur Santos Silva afirmou que «não podia haver melhor escolha para presidente do Conselho de Fundadores».
«Estou extremamente tranquilo em relação a esta função importante de articulação, porque este é um cargo que é de nomeação pelo Governo e que assegura a articulação quer com os fundadores privados, quer com os outros fundadores da área pública e quer com o Governo», defendeu.
Artur Santos Silva acrescentou ainda que «os fundadores podiam ter hoje eleito quem entendessem para os representar», considerando «bastante positivo» querer «fazer a escolha dos representantes dos fundadores com os representantes do Estado».
«Foi o Conselho de Administração e o presidente do Conselho de Fundadores que propuseram ao fundador Estado que esta reunião era interrompida hoje e não íamos cobrir os outros pontos enquanto o Estado também não reflectisse sobre quem devia representá-lo no Conselho de Administração e hoje tivemos a indicação mais relevante, que foi a escolha do presidente do Conselho de Fundadores», disse.
Valente de Oliveira, actualmente presidente da Assembleia Municipal do Porto, ocupará o lugar de presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, cargo não remunerado.
O social-democrata, nascido em São João da Madeira em 1937, foi ministro em diversos Governos, tendo estado à frente do gabinete técnico e da gestão da Comissão de Planeamento Regional do Norte e sido presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte.
Hoje o Conselho de Fundadores aprovou as contas de 2011 da Fundação Casa da Música, tendo a decisão sobre os corpos sociais e o modelo de gestão ficado para 26 de Abril.
Lusa/SOL