Portal Chamar Táxi

Informação Vai comprar um carro usado? Tenha atenção aos pneus

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,307
Gostos Recebidos
1,170
naom_69284cc4c8214.webp


Os automóveis usados são a opção para muitas pessoas que precisam de trocar de carro, já que os preços são mais acessíveis e podem encontrar-se exemplares em bom estado para durarem muito tempo em segurança e capazes para as necessidades de quem os compra.


Porém, é preciso ter um cuidado redobrado com as condições do veículo, para garantir que está tudo em conformidade para além das indicações visuais mais evidentes. Estas incluem desgaste visivelmente acentuado, mas também outros aspetos como fissuras ou ruturas mais ou menos visíveis a olho nu.


Como único ponto de contacto com o piso, os pneus são um aspeto essencial a considerar. A TyreSafe, organização de caridade britânica que pretende consciencializar para a importância das condições dos pneus, escreve no seu site que os clientes podem questionar sobre o histórico dos pneus - quilometragem, manutenções, reparações ou danos anteriores.


Segundo a entidade, o estado dos pneus pode ser um indicador da própria manutenção do veículo no geral.


Deve fazer um exame visual aos pneus - profundidade do piso, eventuais danos ou fissuras, nível de desgaste. E, se experimentar o automóvel antes de comprar, deve estar atento ao painel - se a luz da pressão baixa dos pneus estiver acesa, é um sinal de alerta.


Por outro lado, se detetar inconformidades nos pneus antes da compra, a necessidade de substituição ou reparação poderá ser considerada no preço final.


Por outro lado, uma das marcas de pneus mais presente no mercado partilhou em comunicado algumas dicas de cuidados a ter.


Ajuda profissional


Ao pensar comprar um carro, pode pedir que este seja inspecionado por uma oficina profissional e independente - que o poderá deixar melhor elucidado sobre as condições não só dos pneus e dos sistemas que os influenciam, como também do automóvel no geral.


Uma das recomendações veiculadas passam por procurar uma avaliação da suspensão do carro por parte de um técnico profissional. O estado dos amortecedores e eventuais folgas têm impacto na forma como o pneu contacta com o piso e influenciar a sua duração e padrões de desgaste.


Há, também, condições que levam a direção menos precisa e até a vibrações que tornam o automóvel menos confortável. Se um pneu tiver marcas de desgaste circular e localizado, significa que pode estar a sofrer de bloqueio de travagem.


Pressão


Desvios menores da pressão dos pneus não são facilmente detetáveis a olho nu. Deve conferir e procurar que seja corrigida para respeitar as especificações. Quando os pneus estes têm ar em excesso, a zona central do piso tende a ter um maior desgaste. Já no caso oposto, são os ombros do pneu que mais podem sofrer - situação essa que põe em causa a segurança ao afetar as travagens e a estabilidade. Os consumos também aumentam.


Geometria do carro


Uma situação de falta de paralelismo entre os eixos do veículo pode levar a gerar tração lateral - ou seja, o carro pode forçar o movimento para um lado e o condutor tem de compensar no sentido contrário, o que influencia, naturalmente, a vida útil dos pneus.


Já se o alinhamento da direção for incorreto, com ângulos que não estejam em conformidade com os padrões de funcionamento, os pneus podem desgastar-se prematuramente. Outro aspeto é o ângulo de camber, que também pode gerar desgaste acentuado e desigual nos pneus se for incorreto. É outra situação que faz aumentar os consumos.


Uma avaliação cuidada dos pneus antes da compra de um automóvel usado pode garantir um negócio adequado e transparente, tal como menores preocupações e diminui riscos de situações potencialmente graves ou indesejadas nas estradas.

IN:NM
 
Topo