• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vírus Koobface se espalha pelo Facebook

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
facebook1.jpg


Reuters

BOSTON - Os 120 milhões de usuários do Facebook estão na mira de um vírus chamado "Koobface", que usa o sistema de mensagens da rede social para infectar computadores com a intenção de coletar informações como números de cartão de crédito.

- Alguns outros vírus já tentaram se propagar pelo Facebook de maneiras similares - disse Barry Schnitt, porta-voz do site, que alega que "uma porcentagem muito pequena de usuários" foi afetada pelo vírus.

- Esse tipo de ataque vem crescendo em relação a outras ameaças como (as que provêm de) correios eletrônicos - afirma Craig Schmugar, um investigador da McAfee.

O Koobface se espalha ao enviar mensagens aos amigos de uma pessoa cujo computador tenha sido infectado. Os recados trazem assuntos como "você parece maravilhoso nesse novo filme" e encaminham os destinatários a um site onde eles são convidados a baixar uma suposta atualização do Flash, da Adobe.

Quem baixa o programa acaba também infectado e o vírus conduz a pessoa a sites contaminados quando eles tentam utilizar mecanismos de buscas como o Google, Yahoo, MSN ou Live.com, de acordo com a McAfee.

O Facebook exige que os remetentes de mensagens dentro da rede sejam membros do site e ocultam os dados dos usuários para quem é de fora, explica Chris Boyd, pesquisador FaceTime Security Labs. Por isso, os usuários tendem a desconfiar menos das mensagens recebidas.

- As pessoas tendem a baixar a guarda. Pensam que como é preciso ter uma conta no site para enviar mensagens, não haveria maneira de serem infectadas por worms e outros vírus - disse Boyd.

A rede social MySpace, da News Corp, foi afetada em agosto por uma versão do Koobface, e utilizou uma tecnologia de segurança para erradicá-lo, diz um porta-voz da companhia. O Facebook disse a seus membros que apaguem suas mensagens contaminadas e publicou orientações sobre como desinfectar seus computadores em Facebook Security | Facebook.
 
Topo