Ola amigos,eu gostava de perguntar a quem saiba a certeza o seguinte
Eu tenho uma carrinha sharan do ano de 98 a disel TDI 1900de cilindrada
e eu gostava de saber qual a percentagem de oleo vegetal que eu posso usar?
Concretamente tambem não sei, tirei isto de outro forum, pode ser que ajude:
Tem carro a gasóleo e pretende contribuir para um ambiente melhor?
Se sim, então de uma forma simples e em segurança, poderá fazê-lo utilizando Óleo Vegetal (OV) como aditivo ao combustível da sua viatura; isto para qualquer marca ou modelo, sem qualquer modificação ou perda de performance, através dos seguintes passos:
1- Abasteça c/ 20 lts, junte-lhe 1 lt de OV (do mais barato) e faça 500km's antes de passar ao patamar seguinte (conforme os consumos, efectuará 2 ou 3 abastecimentos);
2- Abasteça c/ 20 lts, junte-lhe 2 lts de OV e faça 500km's;
3- Abasteça c/ 20 lts, junte-lhe 3 lts de OV e faça 500km's;
4- Abasteça c/ 20 lts, junte-lhe 4 lts de OV e faça 500km's;
5- Abasteça c/ 20 lts, junte-lhe 5 lts de OV e faça 500km's;
Com estas percentagens (5%,9%,13%,17%,20%) de óleo que até aqui aditivou, em princípio não terá notado nada de anormal (excepto quando chegar o Inverno, altura em que deve reduzir as percentagens de óleo por causa do arranque a frio, nunca esqueça - o motor deve pegar sempre bem), no entanto se em qualquer patamar notar algo de estranho coloque mais gasóleo, como tal e por precaução nunca ateste, procurando posteriormente averiguar se esse mau funcionamento esteve relacionado com o OV. Preventivamente, deverá também substituir o filtro de gasóleo ao fim de 5.000km's ou quando note quebra de potência a altas rotações.
Chegado ao 5º patamar, você está:
- a poluir -20% do que no dia em que leu este post pela 1ª vez;
- a contribuir para a diminuição da nossa dependência energética;
- a poupar €2,5 por abastecimento (valor variàvel em função do preço do OV).