• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Utente de centro social de Matosinhos morre com Legionella

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,400
Gostos Recebidos
944
naom_5745528dcffd3.jpg


Dois casos de Legionella, um dos quais mortal, foram registados, este mês de novembro, num Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Matosinhos, distrito do Porto, confirmou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) ao Notícias ao Minuto.






Tendo em conta que o período de incubação pode ser de até 14 dias (sendo o mais comum de 5-7 dias), as autoridades continuam a monitorizar o surgimento de eventuais novos casos.


"As Autoridades de Saúde locais, em articulação com a Autoridade de Saúde Regional, encontram-se a desenvolver a investigação epidemiológica e ambiental, de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), determinando as medidas de saúde pública, ajustadas e proporcionais, à avaliação de risco, permanecendo atentas à evolução da situação. Serão tomadas as medidas adicionais que se revelem necessárias, em estreita colaboração com a DGS", revelou em comunicado a ARS Norte.


Recorde-se que, em Caminha, foi identificado outro surto com oito casos confirmados até à data. Este 'cluster' está em fase de investigação epidemiológica e de determinação das medidas de saúde pública necessárias para o seu controlo.


Apesar de não se conhecer o foco da Legionella, o delegado de Saúde do Alto Minho recomendou que idosos de Vila Praia de Âncora se "resguardem", durante as investigações sobre a origem do surto.

IN:NM
 
Topo