- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 1,669
- Gostos Recebidos
- 0
... pode diminuir os riscos de o bebé vir a desenvolver asma. Comer peixe oferece protecção para alergias cutâneas.
A maçã é um alimento com com muitas qualidades nutricionais. Por isso, há quem defenda que deve ser consumida numa base diária. A regra parece valer também para as mulheres grávidas, com a vantagens de estarem a rpoteger também a saúde do bebé que vai nascer.
Um estudo sugere que quando as mães consumiram assiduamente maçãs durante a gravidez, os filhos têm menor incidência de asma.
Investigadores alemães acompanharam o desenvolvimento de 1253 crianças desde o nascimento até aos cinco anos. A alimentação das mães durante a gravidez foi analisada, bem como a das crianças.
Um dado estatístico interessante foi o de que as mulheres que consumiram mais maçãs - mais de quatro por semana - têm filhos com menos 37 por cento de probabilidades de ter dificuldades respiratórias do que as mulheres que consumiram poucas maçãs durante a gravidez.
No primeiro grupo a probabilidade de os bebés desenvolverem sintomas de asma era 46 por cento menor do que no segundo grupo. Melhor ainda: os bebés do primeiro grupo tinham 53 por cento menos probabilidade de terem um diagnóstico clinicamente confirmado de asma.
A explicação para este aparente efeito protector das maçãs em relação à asma ainda está por descobrir mas os investigadores já lançaram a hipótese de os antioxidantes presentes na maçã.
E o peixe?
As conclusões do estudo sugerem ainda que também o peixe - consumido mais do que uma vez por semana - constitui uma boa prevenção para problemas alérgicos, sobretudo os que se manifestam na pele, como o eczema e dermatite atópica.
Cada vez mais se relacionam problemas de saúde - que surgem na infância ou mesmo na idade adulta - com a alimentação da mãe durante o período de gestação. As alergias não são excepção. Mas é bom saber que a alimentaçao também pode ajudar a preveni-las.
O que evitar
Se está grávida, fazer uma dieta bem variada e equilibrada, com muita fruta e legumes, é o melhor que pode fazer pela saúde do seu bebé. Evitar nozes, amendoins e marisco também parece ser uma boa medida no sentido de prevenir alergias.
Sobretudo em famílias onde há história clínica de problemas alérgicos, vale a pena seguir estes conselhos. Até porque mal não faz e pode, de facto, representar mais saúde para os filhos.