Wordpress, sistema de criação para seu blog
Veremos as principais características e funcionalidades do sistema de criação e gerenciamento de conteúdo para blogs, Wordpress.
Por Sara Alvarez Langa
Já contamos como funciona Blogger e suas principais características, dentro de nosso manual de criação de blogs onde analisamos distintos sistemas de criação. Por isso agora, começaremos a falar de outro dos sistemas de criação de blogs automáticos mais conhecidos e utilizados no mundo da Internet.
Wordpress nasce a partir de b2/cafelog atualmente desaparecido e desde então não parou de crescer no mundo dos blogs (blogosfera), principalmente por sua facilidade de uso e por suas numerosas características.
Para começar está em vários idiomas, mas na verdade quando você vai navegando pelas diferentes opções muitas vezes sai o idioma padrão, neste caso o inglês.
A instalação é simples e como a da maioria destes sistemas, ou seja, se registra, escolhe seu nome para o blog e passa a preencher os principais dados e configurações destinadas ao mesmo. Quando termina, coloca-se um estilo padrão e umas opções ou utilidades padronizadas.
A partir daqui, começa o trabalho de verdade. Você tem que buscar um desenho ou desenhar você mesmo já que se pode modificar o código a partir de CSS. Este primeiro processo pode ser um pouco complicado se não estiver familiarizado com o sistema, porém afinal você acaba pegando o ponto.
Depois, podemos passar a editar as utilidades, seções, etc que quiser colocar no seu blog, para isso blogger conta com uma série de opções como são:
Formulário de busca
Calendário
Links
Nuvem de Tags
Rss
Possibilidade de vários autores, escritores do blog
Espaço em disco para publicar vídeos e imagens
Seção multimídia
Possibilidade de criar páginas estáticas
Um sistema de comentários bastante completo
Uma boa difusão pela rede. Portanto não terá que se preocupar muito em aparecer na Internet
Definitivamente é um sistema bastante completo.
No que se refere à inserção e edição de entradas é muito intuitivo e simples, por isso uma vez familiarizado com todo o sistema resulta bastante atrativo para os usuários e webmasters na hora de escolher entre outros sistemas de criação de blog.
Em comparação com blogger tem bastantes mais possibilidades quanto às seções, edição de estilos, e sobretudo em manutenção de comentários e entradas. Por outro lado, não conta atualmente com o apoio de Google e na hora de tirar partido mediante a publicidade de adsense é algo complicado de implementar já que terá que instalar algum plugin ou buscar formas alternativas para sua inserção manual. A maior falha que vejo, e que me faz desanimar em pouco por blogger é a restrição de código javascript, impossibilitando o poder agregar publicidade ao seu blog.
Nota: Queremos esclarecer que este artigo fala da criação de blogs mediante um sistema que não requer nenhuma instalação e não de Wordpress como sistema CMS em PHP para implementar um blog em seu domínio, que neste caso sim que tem que instalá-lo e configurá-lo.
No próximo capítulo aprofundaremos mais nos detalhes da criação e administração de um blog com wordpress.