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Tudo preparado em São Miguel
As grandes superfícies estão obrigadas a colocar rótulos em Braille nos seus produtos, conforme a nova lei que entrou em vigor. Por cá, as duas grandes superfícies comerciais, Modelo e Sol Mar, estão já preparadas para receber o DYMO, o aparelho que permitirá imprimir os rótulos em Braille, bem como etiquetas que serão colocadas no verso do talão...
As grandes superfícies estão obrigadas a colocar rótulos em Braille nos seus produtos, conforme a nova lei que entrou em vigor ontem.
O Braille é um sistema de Leitura inventado pelo francês Louis Braille em 1829. O método utiliza o alfabeto convencional, cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, permitindo aos invisuais e amblíopes a leitura de textos através do tacto.
As etiquetas com este sistema disponibilizam ao consumidor a descrição do produto, as suas características principais e o prazo de validade.
Em Ponta Delgada, o Hiper Sol Mar e o Modelo já se encontram informados sobre a nova lei e estão a fazer diligências para aplicá-la o mais rápido possível.
Bruno Figueira, director comercial do Hiper Sol Mar em São Gonçalo, concorda com a aplicação da lei, considerando que os invisuais "são seres humanos que têm todos os direitos", acrescentando que é uma "prestação de serviços" que já está a ser desenvolvida em termos de formação do pessoal.
"Neste momento estamos à espera que o equipamento chegue, mas já estamos a formar os trabalhadores, tanto do turno do dia como da noite, para que possam acompanhar as pessoas que necessitem de ajuda", declarou o director do Hiper Sol Mar.
O dispositivo, que teve um custo superior a 2000 euros, já foi enomendado, pelo que a aplicação a curto prazo de todas as medidas que envolvem a legislação será possível, graças "ao cuidado que a loja já tinha de formar pessoas para acompanhamento de invisuais; em termos de equipa não é complicado, só falta menos é que chegue o material, o que prevemos que aconteça em breve", acrescentou ainda.
O departamento de marketing do Sol Mar já está também a fazer pesquisa para obter resultados sobre o número de pessoas invisuais na Região, "a fim de definir estratégias e promover anúncios que possibilitem o conhecimento desta nova medida".
Nélia Faria, chefe das caixas do Modelo, apontou para o facto de muitos invisuais não saberem ler em Braille. "A loja já dispõe do equipamento desde o dia 15 deste mês e o pessoal já teve formações sobre o modo de utilização do dispositivo - o DYMO."
A chefe explicou que, mesmo antes da entrada em vigor da lei, os trabalhadores do Modelo já faziam "acompanhamento personalizado aos invisuais que assim o desejassem".
O DYMO é o aparelho que permitirá imprimir os rótulos em Braille, bem como etiquetas que serão colocadas no verso do talão, nas quais constarão os pontos que o cliente tem no cartão Modelo (caso o tenha), os descontos efectuados e o total da despesa.
Fonte:Correio dos Açores
As grandes superfícies estão obrigadas a colocar rótulos em Braille nos seus produtos, conforme a nova lei que entrou em vigor. Por cá, as duas grandes superfícies comerciais, Modelo e Sol Mar, estão já preparadas para receber o DYMO, o aparelho que permitirá imprimir os rótulos em Braille, bem como etiquetas que serão colocadas no verso do talão...
As grandes superfícies estão obrigadas a colocar rótulos em Braille nos seus produtos, conforme a nova lei que entrou em vigor ontem.
O Braille é um sistema de Leitura inventado pelo francês Louis Braille em 1829. O método utiliza o alfabeto convencional, cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, permitindo aos invisuais e amblíopes a leitura de textos através do tacto.
As etiquetas com este sistema disponibilizam ao consumidor a descrição do produto, as suas características principais e o prazo de validade.
Em Ponta Delgada, o Hiper Sol Mar e o Modelo já se encontram informados sobre a nova lei e estão a fazer diligências para aplicá-la o mais rápido possível.
Bruno Figueira, director comercial do Hiper Sol Mar em São Gonçalo, concorda com a aplicação da lei, considerando que os invisuais "são seres humanos que têm todos os direitos", acrescentando que é uma "prestação de serviços" que já está a ser desenvolvida em termos de formação do pessoal.
"Neste momento estamos à espera que o equipamento chegue, mas já estamos a formar os trabalhadores, tanto do turno do dia como da noite, para que possam acompanhar as pessoas que necessitem de ajuda", declarou o director do Hiper Sol Mar.
O dispositivo, que teve um custo superior a 2000 euros, já foi enomendado, pelo que a aplicação a curto prazo de todas as medidas que envolvem a legislação será possível, graças "ao cuidado que a loja já tinha de formar pessoas para acompanhamento de invisuais; em termos de equipa não é complicado, só falta menos é que chegue o material, o que prevemos que aconteça em breve", acrescentou ainda.
O departamento de marketing do Sol Mar já está também a fazer pesquisa para obter resultados sobre o número de pessoas invisuais na Região, "a fim de definir estratégias e promover anúncios que possibilitem o conhecimento desta nova medida".
Nélia Faria, chefe das caixas do Modelo, apontou para o facto de muitos invisuais não saberem ler em Braille. "A loja já dispõe do equipamento desde o dia 15 deste mês e o pessoal já teve formações sobre o modo de utilização do dispositivo - o DYMO."
A chefe explicou que, mesmo antes da entrada em vigor da lei, os trabalhadores do Modelo já faziam "acompanhamento personalizado aos invisuais que assim o desejassem".
O DYMO é o aparelho que permitirá imprimir os rótulos em Braille, bem como etiquetas que serão colocadas no verso do talão, nas quais constarão os pontos que o cliente tem no cartão Modelo (caso o tenha), os descontos efectuados e o total da despesa.
Fonte:Correio dos Açores