• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tudo o que deves saber sobre a menstruação

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,367
Gostos Recebidos
162
Dicas para adolescentes


Menstruação

Só o facto de se mencionar a palavra ‘menstruação’ ou ‘período’ pode fazer com que muitas raparigas se encolham de medo e dor. E para designar estes termos até há uma espécie de código. São várias as expressões que as raparigas usam para dizerem que estão com o período: ‘estou naqueles dias’, ‘estou com aquilo’, ‘estou naquela altura do mês’ e até mesmo ‘o benfica joga em casa’, entre outras… Seja de forma brincalhona ou quase deprimente, todas as mulheres usam termos variados para explicar que estão menstruadas. Principalmente na adolescência em que este assunto ainda não é tratado de forma tão natural acaba por ser um código entre as raparigas para que mais ninguém compreenda a linguagem das mesmas.

É um tabu mas não deveria ser pois cerca de 50% da população passa por isto. Além disso devias orgulhar-te e fazer inveja ao sexo oposto. Ao contrário do nosso, o corpo deles não lhes permite criar outro ser humano.

No século XIX, a idade média para uma rapariga começar a ter o período era aos 17 anos. Hoje em dia, em virtude de uma alimentação mais correta, acontece por volta dos 12 anos.

E de quem é a culpa disto tudo?!A culpa é mesmo das tuas hormonas! E não há nada que possas fazer pois elas surgem exatamente na altura da puberdade e ficam completamente malucas, deixando-te também um pouco endoidecida.




E o que muda?A partir da altura em que ficas menstruada significa que estás fisicamente preparada para conceber um filho, o que não quer dizer que o queiras ou que estejas emocional e financeiramente preparada para isso.

Como tudo acontece?!O sangue que sai de ti é na realidade o tecido que reveste o interior do teu útero. Uma vez por mês, se não tiveres grávida, o teu corpo produz uma hormona que faz com que este tecido abandone o teu corpo. É a forma do corpo limpar o útero, para que este possa preparar um novo tecido para receber o óvulo fertilizado, se uma mulher ficar grávida. Se não houver gravidez o corpo expele o revestimento do útero e começa a fazer um novo revestimento, outra vez. Este tecido liberta-se em forma de sangue, que nem sempre é vermelho vivo com esperarias.

A primeira vez?A primeira vez que te vem o período pode ser traumática. Mas muitas vezes a espera também pode ser uma fase traumática para muitas raparigas, que acabam por se sentir marginalizadas por este processo que se chama ‘tornar-se mulher’. Muitas vezes a tensão de querer ficar menstruada acaba por ser prejudicial ao corpo e retardar a menstruação. Depois de aparecer o período a tensão também pode intervir no teu ciclo menstrual, podendo muitas vezes atrasar ou antecipar as menstruações. Os primeiros períodos levarão algum tempo a definir-se e entrar numa rotina previsível. O primeiro será provavelmente castanho e nos restantes também será castanho no início e fim da menstruação, as alturas em que o fluxo é mais ligeiro.

Como estar preparada?O lema de todas as mulheres é andar sempre prevenida, e no que toca à menstruação este lema é fundamental. Procura andar sempre munida de proteção higiénica, pois nunca se sabe quando podes ser apanhada de surpresa. O primeiro período costuma surgir normalmente entre os 10 e os 16, logo é muito difícil de prever… O primeiro período é normalmente muito ligeiro, em especial no primeiro dia, pelo que é pouco provável que haja fugas. Se já começaste a ter os períodos, e pensas que o seguinte está quase a vir, usa um penso higiénico, pois a mais pequena fuga pode ser altamente embaraçante. E mais vale te protegeres do que passares por uma situação inesquecível, no mau sentido!

Que tipo de proteção usar?Basta ires ao supermercado para seres bombardeada por uma data de marcas, tamanhos e formas: superabsorventes, ultrafinos, com abas, sem abas, tampão com aplicador de plástico ou de cartão, sem aplicador…. Enfim! Se no início pode parecer-te um mundo completamente diferente e nem vais saber para onde te virar, passado pouco tempo vais dominar o assunto e vais saber escolher, entre as mais variadas opções, aquela ou aquelas que mais se adequam a ti. Os pensos higiénicos são a melhor opção para o teu primeiro período pois a sua utilização não é complicada. Devem ser mudadas a cada 3h ou 4h para evitar fugas e odores desagradáveis. O mesmo funciona com os tampões que acabam por desempenhar a mesma função mas ficam no interior do teu corpo. Este tipo de proteção pode parecer à partida mais difícil mas a chave do sucesso é mesmo relaxar. Uma dica: no início começa por usar sempre com aplicador e coloca-o em diagonal e a apontar no sentido superior. Uma vez colocado o tampão não deves sentir que estás a usá-lo. Se sentires algo é porque ele não ficou na posição correta. Não te preocupes em empurrar demasiado pois há um ponto de onde ele não subirá mais.
 
Topo