• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

[Truque] Activar Mapshare/GPSFix no Carminat Tomtom

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Tópico em remodelação
 
Última edição:

lmgnns

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2010
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
isso é possivel pq o loopback.ex3 criado no cartão vazio não tem informação nenhuma

até há quem diga que não preciso criar novo loopdir no novo SD, sendo apenas necessário retirar do ext3_loopback original o CurrentMap.dat

e já agora se alguem souber como diga pois eu não consigo a opção de eliminar não está activa
 

vuke

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
isso é possivel pq o loopback.ex3 criado no cartão vazio não tem informação nenhuma

até há quem diga que não preciso criar novo loopdir no novo SD, sendo apenas necessário retirar do ext3_loopback original o CurrentMap.dat

e já agora se alguem souber como diga pois eu não consigo a opção de eliminar não está activa

Segui a receita do Grande Chef TedioBoy e efectuou um data de actualizações MapShare: não fez GPSFix mas se calhar é normal;
Pode ser que dê como dizes, não experimentei, mas suspeito que não consigas eliminar porque os atributos são Read/Write - Owner, Read - Group e Read - All.
Experimenta a alterar primeiro as permissões do ficheiro; em Linux não será muito complicado utilizando o comando chmod 777 CurrentMap.dat. Depois então eliminar!
 

vuke

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Estou contente.
Acho que vou dar a minha primeira contribuição.
Então, depois de cozinhar esta receita, reparei que o GPSFix continuava sem dar. Experimentei a explorar o cartão original e reparei que para além do conteúdo da pasta loopdir, o tomoTom também mecheu nos ficheiros da pasta ephem. Copiei esta pasta do original para o cozinhado e voilá... já faz também o GPSfix.
Espero que isto me suba um pouco na escala negativa da ezelhice ;)

Boas!

Após dar voltas e voltas devolta do meu Carminat, que nunca consegui pôr o Mapshare a funcionar a não ser no cartão original, encontrei a solução para este problema.

Eis como resolvi o caso:

1. Apaguei a pasta loopdir do SD Crd.
2. Copiei a pasta original loopdir que está no cartão original. Por sorte, tenho uma cópia do SD Card original que veio com o carro.
3. Coloquei o SD Card no GPS e reconfigurei nele tudo o que entretanto perdi informação (vozes, escolhe do mapa, core, etc...).
4. Retirei o SD Card do GPS, coloquei-o no computador e acessei-o com o Tomtom HOME2 e... espantei-me! O Mapshare estava a funcionar sem problemas...

Um dos grandes problemas que sempre tive com o Carminat, e que eu pensava estar relacionado com os mapas ou com a alteração feita ao Navcore para ele os aceitar, afinal estava relacionado com a criação da pasta loopdir pelo GPS e o falhar do registo de alguma eventual informação.

Problema resolvido!
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Ok, vou mudar o título do tópico e o conteúdo do post #1 em tua honra!
Os meus parabéns...
 

lmgnns

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2010
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
essa foi realmente de valor, já está a bombar
tks
 

vuke

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
:D Obviamente que isto é uma gota no meio do oceano de sabedoria que para aí anda, mas para um TóTó como eu isto foi uma vitória do caraças :D

Ok, vou mudar o título do tópico e o conteúdo do post #1 em tua honra!
Os meus parabéns...
 

lmgnns

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2010
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
bem eu fiz essa mudança pela original em todos os ficheiros e alterou as definições para as de fabrica (penso eu) ficou tudo em inglês...
 

vuke

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
bem eu fiz essa mudança pela original em todos os ficheiros e alterou as definições para as de fabrica (penso eu) ficou tudo em inglês...

No meu caso o novo SD nem sequer tinha a pasta ephem, portanto, não me alterou nada. Em relação à pasta loopdir é que tive, tal com a receita indica, que repor a voz querida da amália :D; Tive mesmo de a desinstalar do SD e voltar a instalar, porque o Carminat me indicava que já a tinha mas ela não me passava cartucho! Fiquei também sem os novos favoritos e apenas com os favoritos do cartão original.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
No meu caso o novo SD nem sequer tinha a pasta ephem, portanto, não me alterou nada. Em relação à pasta loopdir é que tive, tal com a receita indica, que repor a voz querida da amália :D; Tive mesmo de a desinstalar do SD e voltar a instalar, porque o Carminat me indicava que já a tinha mas ela não me passava cartucho! Fiquei também sem os novos favoritos e apenas com os favoritos do cartão original.

Quanto aos favoritos, deves procurar na pasta dos mapas antigos pelo ficheiro mapsettings.cfg que, se não existir nessa pasta, existe na pasta equivalente dentro do ficheiro ext3_loopback que está na pasta loopdir.
Como esta pasta ext3_loopback está em formato Linux, precisas deste SO para o ir lá extrair, ou de um tal programa explore2fs (procura-o no Google). Problema prende-se com o colocar este ficheiro mapsettings.cfg no cartão novo, pois acho que não funciona na pasta do mapa, tem que ser no mesmo local do ficheiro do loopdir... estuda!

Quanto às vozes, o problema prende-se com o HOME2. Se desinstalares as vozes que o HOME2 guarda no PC, quando fores a introduzir o SD Card sem as vozes, ele volta a fazer o download delas e instala-tas sem problema no cartão.

:espi28: Cumps.
 

cdg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Ficou tudo a funcionar, só que quando tento tirar a actualização no HOME do mapshare, forçosamente e sem eu poder desmarcar, vem juntamente a actualização de software, que vai acabar por estragar tudo ....
 

cdg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
mais ninguem com o mesmo problema?
 

cdg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
depois de n tentativas, consegui algum resultado, ao fazer a actualização do cartão, gpsfix, mapshare, vem junto a actualização do navcore, mesmo que se negue a actualização do navcore no carminat, o mapa deixa de funcionar, vozes, etc, a solução foi repor as pastas que tinham sido alteradas, e parece que ficou ok... vou testar mais em estrada para confirmar se ficou tudo a funcionar...
 

amoramora

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas!

Após dar voltas e voltas devolta do meu Carminat, que nunca consegui pôr o Mapshare e o GPSFix a funcionar a não ser no cartão original, encontrei a solução para este problema.

Eis como resolvi o caso:

1. Apaguei a pasta loopdir do SD Crd.
2. Copiei a pasta original loopdir que está no cartão original. Por sorte, tenho uma cópia do SD Card original que veio com o carro.
3. Coloquei o SD Card no GPS e reconfigurei nele tudo o que entretanto perdi informação (vozes, escolhe do mapa, core, etc...).
4. Retirei o SD Card do GPS, coloquei-o no computador e acessei-o com o Tomtom HOME2 e... espantei-me! O Mapshare estava a funcionar sem problemas...

No caso do GSPFix, o problema resolve-se da mesma forma, mas neste caso a pasta a copiar a partir do cartão original é a pasta ephem.

Um dos grandes problemas que sempre tive com o Carminat, e que eu pensava estar relacionado com os mapas ou com a alteração feita ao Navcore para ele os aceitar, afinal estava relacionado com a criação ou ausência das pastas loopdir e ephem pelo GPS e o falhar do registo de alguma eventual informação.

Problema resolvido!

PS: Agradeço ao Vuke pela adenda feita em relação ao GPSFix.

Boas !!!

fiz tudo isto mas tal como o cdg não é possivel desmarcar a actualização para a versão 8.842 e por isso nem arrisquei actualizar o map share e gpsfix.

a opção do cdg pode funcionar mas não terá que ser feita sempre que se faça uma actualização? assim não é muito prático.

Haverá alguma solução para podermos tirar a selecção da actualização para a nova versão?

De resto está tudo a funcionar bem, tenho agora Indicação antecipada da faixa de rodagem que não tinha antes.
Apenas um pequeno problema, esta desactivado no menu o destino "residência".

abraço a todos e se alguem tiver solução para estes problemas, agradeço
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Boas !!!

fiz tudo isto mas tal como o cdg não é possivel desmarcar a actualização para a versão 8.842 e por isso nem arrisquei actualizar o map share e gpsfix.

a opção do cdg pode funcionar mas não terá que ser feita sempre que se faça uma actualização? assim não é muito prático.

Haverá alguma solução para podermos tirar a selecção da actualização para a nova versão?

De resto está tudo a funcionar bem, tenho agora Indicação antecipada da faixa de rodagem que não tinha antes.
Apenas um pequeno problema, esta desactivado no menu o destino "residência".

abraço a todos e se alguem tiver solução para estes problemas, agradeço

Tens que definir no GPS onde fica a tua residência para ele saber onde moras... só depois essa opção fica activa.
Se perceberes alguma coisa de Linux, existe uma forma de ir sacar as informações que falas ao Carminat e colocá-las num outro cartão, mas é algo complicado de fazer. Se precisares de pormenores (algo complicados), manda-me Private Message que prometo ajudar.

:espi28: Cumps.
 

vuke

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Quanto aos favoritos, deves procurar na pasta dos mapas antigos pelo ficheiro mapsettings.cfg que, se não existir nessa pasta, existe na pasta equivalente dentro do ficheiro ext3_loopback que está na pasta loopdir.
Como esta pasta ext3_loopback está em formato Linux, precisas deste SO para o ir lá extrair, ou de um tal programa explore2fs (procura-o no Google). Problema prende-se com o colocar este ficheiro mapsettings.cfg no cartão novo, pois acho que não funciona na pasta do mapa, tem que ser no mesmo local do ficheiro do loopdir... estuda!

Quanto às vozes, o problema prende-se com o HOME2. Se desinstalares as vozes que o HOME2 guarda no PC, quando fores a introduzir o SD Card sem as vozes, ele volta a fazer o download delas e instala-tas sem problema no cartão.

:espi28: Cumps.

Grande chefe,
Já agora, ando às voltas com uma questão que tem a ver com o facto de perder as configurações dos alarmes dos radares, cada vez que mudo de mapa. Já tentei o ficheiro poi.dat e nada.

Obrigado.
 
Topo