• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tratolixo apresenta combustível derivado de resíduos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Tratolixo apresenta combustível derivado de resíduos

A Tratolixo está a desenvolver um projecto pioneiro a nível nacional, que consiste na produção e comercialização de um novo tipo de combustível a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU). Com o nome técnico de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) Premium, este combustível possui, segundo a empresa, uma dupla vantagem: o facto de substituir produtos derivados do petróleo e diminuir a factura ambiental.

«Com a colaboração do actual consumidor deste combustível - a Cimpor - concretizou-se o objectivo de alcançar novos conhecimentos técnico-científicos nesta área», refere a empresa, em comunicado. O CDR Premium apresenta-se como um produto exclusivo da Tratolixo e é já uma marca registada da empresa.

O produto é uma solução alternativa à deposição em aterro dos rejeitados produzidos nos vários processos de tratamento e pode ainda ser utilizado como combustível nas cimenteiras e outras indústrias.

Para Domingos Saraiva, presidente do conselho de administração da Tratolixo, «os principais impactos positivos dos CDR são a redução das emissões de dióxido de carbono, uma melhor e maior utilização de energias renováveis (com consequente redução de consumo de combustíveis fósseis) e um aumento significativo do tempo de vida útil dos aterros». A utilização do CDR Premium deverá contribuir para a «auto-suficiência energética nacional, ajudando assim ao cumprimento do Protocolo de Quioto e à diminuição dos custos de deposição», sublinha o responsável.


Portal Ambiente Online
 
Topo