- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 9,470
- Gostos Recebidos
- 1
Três cidades portuguesas recebem projectos vencedores do Europan
Loures, Odivelas e Santo Tirso vão receber projectos de equipas nacionais, premiadas na 9ª edição do concurso Europan, que abrangeu 73 cidades europeias e reuniu cerca de 2000 equipas projectistas.
O mote proposto foi «Urbanidade Europeia - Cidade sustentável e novos espaços públicos», e nas três cidades portuguesas seleccionadas saíram vencedores os projectos coordenados por Tiago Cardoso Tomás (Loures), Sílvia Benedito (Odivelas) e Gilberto Pereira (Santo Tirso).
Em Loures, na zona do Prior Velho, quinze hectares de estudo e oito de projecto eram as áreas definidas pelo programa. O Projecto «Unir os Tempos», de acordo com o jornal Arquitecturas, propôs um sistema de circulação pedonal, com percursos entre as áreas habitacionais, os módulos de serviços e comércio, o novo hotel e o futuro parque urbano. O objectivo foi «a obtenção de um conjunto urbano equilibrado, qualificado e plenamente integrado na sua envolvente urbana».
Considerada uma «área urbana crítica», o Sítio do Barruncho, em Odivelas, contava com uma área de estudo de 33 hectares e sete de projecto. A proposta «Odi-Vilas» tomou como bases conceptuais as ideias de ligação civismo e ecologia, com a criação de parcelas destinadas a jardins domésticos, parques com linhas de água e uma praça central.
No Vale da Ribeira do Matadouro, em Santo Tirso, pretendia-se a valorização das «potencialidades paisagísticas e patrimoniais» da região. No projecto «Slow | Fast Landscape» a eficiência energética foi uma preocupação, recorrendo o projecto a ventilação natural passiva, protecção solar, energias renováveis e coberturas ajardinadas nos edifícios.