• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tenor Luís Gomes interpreta Schumann e Verdi

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Tenor Luís Gomes interpreta Schumann e Verdi

O tenor Luís Gomes, 21 anos, irá interpretar peças de Schubert, Schumann e árias de Verdi, entre outras, sábado à noite, acompanhado pelo pianista Manuel Ricardo Ribeiro, no Clube Setubalense, em Setúbal.

Luís Gomes obteve em Dezembro o Queen's Prize, que lhe permitirá usufruir de uma bolsa de estudo para frequentar durante dois anos, a partir de Outubro, a Guildhall School of Music and Drama.

«Depois de ver recusadas bolsas em Portugal, foi a Londres prestar provas e colheu os maiores elogios, tendo sido aceite para integrar a licenciatura de Canto, já no último ano», disse à Lusa o seu professor de canto, o maestro João Paulo Reya.

Segundo este, «o parecer de Robin Bowman, responsável pelo curso de Canto da Guildhall School, foi altamente entusiasta e incentivador, indicando-lhe o caminho operático».

Luís Gomes «é já um talento maior», qualificou Bowman na sua apreciação sobre o jovem tenor, salientando o «brilhantismo» da sua interpretação, por vezes «mais inspirada do que a orquestra que o acompanhou».

Bowman realçou também a facilidade com que o jovem, «de voz bem colocada», interpretou «belissimamente» uma peça de Handel.

O pianista que o acompanha em Setúbal, Manuel Ricardo Ribeiro, também foi aluno de João Paulo Reya e estuda actualmente na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, onde é aluno de Vasco Almeida.

Em 2005 Manuel Ricardo ficou em 2.º lugar no Concurso Nacional de Piano em Ourém e recebeu a Menção Honrosa no Concurso Internacional Maria Campina, no Algarve, em 2006.

Luís Gomes iniciou os estudos musicais aos nove anos na escola MusiMusa, na cidade do Montijo, onde nasceu, e aos 11 começou a estudar canto com João Paulo Reya.

Deu em seguida vários concertos, nomeadamente com o Coro da Escola Secundária Bocage e a Orquestra Sinfónica Juvenil, sob a direcção do maestro Christopher Bochmann.

Em 2005 matriculou-se na Escola de Música do Conservatório Nacional na classe da professora Filomena Amaro.

Em 2007, com a classificação máxima, entrou para a Escola Superior de Música de Lisboa, onde integrou a classe do professor Luís Madureira.

O jovem participou também em masterclasses para cantores no OperaPlus, em 2006 com os professores Loh Siew-Tuan e Ronny Lawders, em 2007 com Marimí Del Pozo e já este ano com o maestro João Paulo Santos e com a professora Yvonne Minton nos 45/os Cursos Internacionais de Música do Estoril, em que recebeu o Barclays Award for Young Musicians.


Diário Digital/Lusa
 
Topo