• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teatro José Lúcio da Silva registou aumento afluência de 15%

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Teatro José Lúcio da Silva registou aumento afluência de 15%

O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, registou um aumento de entradas em 2008 na ordem dos 15,5 por cento, tendo passado pela principal sala de espectáculos da cidade 69.365 espectadores.

Com uma lotação total de 732 espectadores, o teatro recebeu mais 9.300 espectadores do que em 2007, um crescimento que reflecte o aumento da procura das artes de palco.

«É uma progressão muito interessante. Só nas artes de palco é o equivalente a mais seis salas cheias», sublinhou hoje o vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Vítor Lourenço, que gere o espaço.

Mesmo no final de 2008, com a crise económica, o Teatro José Lúcio da Silva conheceu elevada procura.

«Neste último trimestre crescemos exponencialmente. Nunca tivemos tantos espectáculos esgotados como agora. A crise existe, e conhecemo-la todos, mas aqui, no número de espectadores, está debelada», disse.

Para o responsável, o crescimento da procura cultural em Leiria deve-se à «aposta numa programação equilibrada, entre espectáculos de grande público e de inovação criativa», bem como à «sementeira pedagógica que se faz por cá há 15 anos».

«A pouco e pouco, toda esta sementeira que se foi fazendo, pelos projectos da câmara, do Orfeão, da SAMP, das filarmónicas e de outras instituições, foi somando gosto, que é preciso para haver público», sustentou.

Hoje, na apresentação do balanço de 2008 e da programação das salas municipais para o primeiro trimestre de 2009, Vítor Lourenço anunciou ainda a manutenção do orçamento anterior, ou seja, cerca de 342 mil euros para quase três dezenas de propostas em Janeiro, Fevereiro e Março do próximo ano. Daquela verba, à autarquia cabe um financiamento de 90 mil euros.

«Vamos conseguir fazer mais com menos. O Estado e os municípios, se querem que a população cresça culturalmente, têm de investir na cultura e investir não é só fazer os edifícios. Se o teatro vivesse só com as receitas da bilheteira não podia fazer esta programação», acrescentou o vereador.

Em Janeiro, o Teatro José Lúcio da Silva festeja o 43.º aniversário e recebe o Concerto de Ano Novo, pela Filarmonia das Beiras (dia 3), e os espectáculos Mississippi Gospel Choir (6), «A Cinderela segundo os Beatles» (8), Tributo aos ABBA (15), Ciclo de cinema «Manoel de Oliveira (15 a 25), »Palavras a brincar« (16 e 17), Fadomorse (16), Diz-se Poesia com Andreia Macedo (17), »Einstein« (17), »Feminine«, da Companhia Paulo Ribeiro (18), »Recital«, de João Lagarto e Vítor Norte (19), Rita Redshoes (20), Maratona de Cinema (21), »Chocolate«, de Maria João e Mário Laginha (22), e o musical »Os produtores« (28, 29, 30, 31 e 01 Fevereiro).




Diário Digital / Lusa
 
Topo