• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teatro de mãos dadas

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Literatura em Vila Real para sensibilizar crianças e jovens

Teatro de mãos dadas

Iniciativa pretende utilizar literatura como meio de sensibilização ambiental das crianças e jovens. Projecto arranca sexta-feira.





Actores da Filandorra vão interpretar a obra ecológica de Alexandre Parafita para sensibilizar as crianças e jovens a «Contar com a Natureza», um projecto que arranca sexta-feira, em Vila Real, e vai percorrer as áreas protegidas do Norte de Portugal.
A iniciativa, que conta com o apoio do Observatório da Literatura Infantil (OBLIJ), pretende utilizar a literatura como meio de sensibilização ambiental das crianças e jovens.
O director da grupo teatral Filandorra, David Carvalho, explicou ontem, em conferência de imprensa que o «Contar com a Natureza» se propõe ser uma 'alavanca criativa que desperte nas futuras gerações sentimentos de respeito e de defesa do meio ambiente e património ecológico',
Trata-se se um projecto de educação ambiental através dos contos infantis, que serão apresentados em áreas protegidas, escolas, bibliotecas ou jardins, mediante actividades lúdicas e cénicas a cargo dos contadores de histórias do Serviço Educativo da Filandorra.
Entre os palcos escolhidos, encontram-se os parques naturais e nacionais do Alvão, Peneda-Gerês, Douro Internacional, Montesinho e Litoral Norte.
Segundo o responsável, as histórias escolhidas querem despertar o interesse das crianças na defesa de valores como o uso consciente da água, respeito pela fauna e flora, biodiversidade, segredos da nidificação das aves e preservação dos habitats animais.
O jornalista e escritor Alexandre Parafita tem dedicado grande parte da sua obra à infância e à literatura oral tradicional, tendo realizado estudos e pesquisas de que resultou a recolha de mais de um milhar de textos inéditos da tradição oral portuguesa. Os actores da Filandorra sobem ao palco sexta-feira, dia em que se inicia, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o X Encontro de Literatura Infantil dedicado à «Ecologia e Cidadania: Leituras e Descobertas».
Armindo Mesquita, presidente do OBLIJ, anunciou que o encontro decorre até sábado e integra uma feira do livro infanto-juvenil.
Serão ainda proferidas as palestras «Escrever para Crianças Hoje», proferida por Fernando Pinto do Amaral, coordenador do Concurso Nacional de Leitura, «Livros para crianças e educação ambiental - uma relação possível», por Ângela Balça, da Universidade de Évora, e «O despertar de uma consciência ecológica - modus vivendi» da responsabilidade de Vitor Olo, do Agrupamento de Escolas monsenhor Jerónimo do Amaral, em Vila Real.

Vila Real. Projecto de educação ambiental através dos contos infantis

DR

 
Topo