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SUPERCARRETOS, Carretos para nos fazer sonhar

Fonsec@

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Olá a todos, desta vez vamos apresentar um dossier muito generalista e com um intuito motivacional e capaz de nos fazer sonhar. Como se duma revista de automóveis ou motas se tratasse vamos falar de carretos de sonho.
É claro que qualquer que fosse a escolha apresentada muitas outras hipóteses poderiam aparecer, mas não é nosso propósito um guia definitivo de escolha de carretos, mas sim dar espaço para uma escolha mais alargada do universo de equipamento existente para os nossos leitores.

Algum do equipamento apresentado nem sabemos se tem representação cá em Portugal, a verdade é que não é nosso objectivo fazer publicidade deste ou daquele modelo mas sim mostrar máquinas de sonho e o que elas têm a mais, para além do preço, daqueles carretos que encontramos nas lojas do nosso dia a dia.
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DAIWA MILLIONAIRE 7HT
DAIWA MILLIONAIRE 7HT
Este carreto é provavelmente o carreto que consegue obter maior consenso a nível mundial quanto à qualidade de performance tanto nos torneios de lançamento como no surfcasting.
Se precisarmos de lançar longe na praia, hoje em dia é preciso duas coisas, uma boa técnica no lançamento pendular e um Millionaire 7HT.
Os carretos de multiplicação são pouco usados em Portugal, mais por falta de hábito ou tradição nacional do que por falta de qualidade destes em competição, pelo contrário estes conseguem cerca de mais 10-20% de distância por si só e quem já competiu sabe a importância de poder alcançar essa distância extra quando se fala de poder apresentar o isco mais longe ao peixe mais afastado da praia. O desconhecimento destes factores levou-nos a perguntar ao importador quantos destes carretos se venderiam em Portugal por ano, a resposta foi um triste menos de 10…calculamos nós que se calhar esse numero estará bem perto do zero, de qualquer modo é um super máquina que no EBAY.CO.UK se pode encontrar em segunda mão com pouco uso por volta dos 100€.
Quanto a características principais, uma recuperação de 6.1:1, três rolamentos (não comparar com carretos de spinning), construção numa única peça de duralumínio e tambor de alumínio anodizado fazem deste carreto com já alguns anos um clássico que ainda está no topo.

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SHIMANO STELLA 20000FA
SHIMANO STELLA
Como o próprio nome em latim indica é a “estrela” da constelação da Shimano, com tamanhos a variar desde o pequeno 1000, até ao enorme 20000(*) e com variantes de modelo tipo FA, FW, AR(**), SW(**) consoante a nossa preferência no local de regulação do “drag” e também tipo de pesca.
A existência de um ou outro modelo varia consoante continente e a distribuição não contempla todos os modelos em todo o lado.
É um carreto de luxo, estandarte da nova política de construção de carretos chamada S-system que advém dos três S que através da mais avançada tecnologia obtemos uma máquina “Silent” (silenciosa), Smooth (suave) e “Strong” (Forte).
É característica dos carretos S-system uma bobine maior, com grande capacidade de linha e um corpo de carreto proporcionalmente mais pequeno e consequentemente mais leve.
Este puro sangue dos mares têm montanhas de particularidades que até cansam a enumerar, como : Maintenance port, Super Slow Oscillation, Waterproof drag, Aluminium frame, Titanium lipped aluminium spool, Anti.rust bearings, Super stopper II, Fluidrive II, Power roller, Dyna balance, Aero wrap, Floating shaft e Titanium coated line roller.
O número de rolamentos já não é garantia de qualidade num carreto, com os fabricantes a usarem este “truque” para publicitarem carretos com rolamentos por todo o lado, contudo este Shimano têm 16 rolamentos na engrenagem que são resistentes a água salgada (A-RB system) e que têm uma durabilidade 10 vezes superior aos correntes em aço inoxidável.

(*) Em Portugal só existem do tamanho 2500 para cima.
(**) Não existe em Portugal, nem no distribuidor europeu.
 

Fonsec@

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Continuacao

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ABU Ambassadeur Morrum
ABU Ambassadeur
O rival do 7HT no que toca a lançamentos com muita distância, principalmente se for modificado (existem artesão em Inglaterra que fazem inclusive “mods” para mais distância por medida”) na competição de lançamentos.
As série mais lendária é a 5500 C3 e hoje em dia o ex-libris é o Ambassadeur Morrum, muito mais usados fora de Portugal do que por cá, mais uma vez pela falta de hábito no que toca ao tipo de carreto em questão.
A tecnologia por trás das máquinas da ABU GARCIA é sueca, foi fundada em Svangsta ao lado do rio Morrum em 1921 inicialmente como uma fabrica de relógios, e tem mais de 60 anos de experiência na construção de carretos, “know how” adquirido e redireccionado pelo filho do fundador, Gote Borgstrom.
O sistema de travão centrifugo e o tambor com sistema anti-deslize de linha são algumas das qualidades que fazem a diferença quando queremos por a chumbada no quintal do vizinho e a existência de um serviço de manutenção anual, onde o carreto é completamente desmontado e re-assemblado de novo garante a longevidade deste parceiro de pescaria.

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ABEL Standard Arbour
ABEL Large/Standard Arbor Big Game
Não queria falar de carretos ultra especiais sem mencionar no Abel Big Game. Abel é sinónimo de pesca á pluma, e o Abel Big Game é “aquele” carreto para complicadíssima modalidade de Big Game à pluma.
O design já tem mais de 17 anos mas continua a ser a escolha número um pelos guias IGFA por todo o mundo, pela sua fiabilidade e resistência em situações extremas e em batalhas que podem levar horas.
A empresa propriamente dita foi fundada em 1977 para produção de peças de precisão para a industria aeronáutica e médica, em 1987 começou a produzir carretos para pesca à pluma que rapidamente se tornaram o standard para a pesca em mar alto.
Algumas das propriedades destes carretos são o sistema de troca de tambor, que permite usar rapidamente diferentes opções de linha, o braço do carreto desenhado para afastar o centro de gravidade do assento do carreto de modo a proporcionar um recolher com mais conforto e sobretudo menos fatiga.
Os canhotos tem mais facilidade de encontrar um modelo para si, pois estes são completamente adaptáveis à esquerda ou á direita podendo a operação ser feita pelo próprio segundo as instruções do manual.

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Van Staal VS300
VAN STAAL VS
Para finalizar guardamos aquele que em nosso entender nos dias que corre é o Rolls Royce dos carretos, comparação que segundo Michael Rigoli co-proprietário desta marca seria mais apropriada se o carreto da série VS fosse antes um tanque de guerra M1 Abrahams.
Mas o que põe estes carretos uma classe aparte do resto do mercado? O que os eleva ao estatuto de jóia? Bem, no plano técnico existem diversos factores, a qualidade de serviço prestada a qualquer componente do futuro carreto é elevada ao extremo e o processo de construção e montagem que por exemplo num Shimano Stella consta ser de 20 minutos, no Van Stall pode chegar a dias, tal trabalho de relojoeiro minucioso o VS é.
Quem tiver a oportunidade de ver por dentro um VS vai rapidamente perceber isso, contudo é absolutamente critico não abrir o carreto, apenas usar o serviço anual que a marca fornece de manutenção do mesmo, pois este provavelmente é o único carreto do mundo verdadeiramente estanque e não quereríamos abusar da sorte.
O serviço anual de manutenção alias é um extra que com a garantia vitalícia nos deixa sossegados quanto compramos uma máquina com um preço acima do normal.
Pessoalmente a única coisa que me deixa triste com a Van Staal é ainda não conhecer nenhum representante dela na Europa, muito menos em Portugal.
 
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