Portal Chamar Táxi

Sporting em «falência técnica»

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A auditoria independente às contas do Grupo Sporting, pedida pela atual direção, relativa ao período compreendido entre 1 de agosto de 1998 e 26 de março de 2011, apresenta o universo empresarial leonino em «falência técnica».

De acordo com o estudo, que abrange os mandatos de José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco e José Eduardo Bettencourt, o futebol profissional é o principal fator para os «resultados negativos crónicos».

Uma versão sumária do documento, publicada no site oficial do clube de Alvalade, dá conta que as contas consolidadas do Grupo Sporting, reportadas à data de 30/6/2010, «apresentam capitais próprios negativos de 183 milhões de euros, situação estruturalmente desequilibrada, usualmente denominada como de falência técnica».

«No período analisado, registou-se um agravamento de 194 milhões de euros (ME) atingindo as dívidas de financiamento o valor de 263 ME – em 26/10/2011 o endividamento subiu para 276 ME, nele se incluindo os denominados VMOC (Valor Mobiliário Obrigatoriamente Convertível), contabilizados em capital próprio», lê-se no documento.

Os peritos sublinham a ocorrência de «resultados líquidos negativos consolidados em quase todas as épocas».AB
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sousa Cintra: «Quando saí não deixei dívidas»


A situação de falência técnica em que se encontra o Sporting causa grande preocupação a Sousa Cintra, antigo presidente leonino que em declarações à Rádio Renascença fez questão de frisar que não deixou dívidas quando acabou o seu mandato, apontando o dedo às gestões de José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco e José Eduardo Bettencourt.

"Isto tem a ver com a gerência deles e com a forma como geriram o clube. Quando deixei o clube, o Sporting não tinha dívidas. As coisas mudaram", afirmou, para depois elogiar a decisão da administração liderada por Godinho Lopes de divulgar os resultados da auditoria:

"É preciso ter a coragem de dizer o que se passa. Dessas coisas não se gosta de falar, mas todos os clubes têm esses problemas. O Sporting coloca isto tudo no domínio público, sem problemas."

"Espero que Godinho Lopes vá fazendo o seu melhor e espero que ele tenha sorte, porque o Sporting tem tido altos e baixos esta época. Quando há vitórias, não se fala em passivos. Se o Sporting estivesse em 1º lugar, não se falava nisto", encerrou.RC
 
Topo