• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Sonno elefante", com Lisboa e sede da PIDE como pano de fundo, premiado em Itália

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
BD: "Sonno elefante", com Lisboa e sede da PIDE como pano de fundo, premiado em Itália

Lisboa, 07 Out (Lusa) - A banda desenhada "Sonno Elefante, as paredes têm ouvidos", do italiano Giorgio Fratini, e que tem a antiga sede da PIDE como pano de fundo, foi premiada no Festival de BD de Roma, que terminou no domingo.

A editora Campo das Letras, que publicou a obra em Abril deste ano, anunciou hoje que "Sonno Elefante, as paredes têm ouvidos" foi eleito o melhor livro de BD no Romics 2008, que decorreu de 02 a 05 de Outubro na capital italiana.

"Sonno elefante, as paredes têm ouvidos", editado em Itália em Fevereiro, conta uma história que gira em torno do edifício onde esteve instalada a PIDE, na Rua António Maria Cardoso, em pleno Chiado, e o que simbolizou aquele local durante o Estado Novo.

O autor, de 31 anos, foi buscar inspiração à temporada que passou em Lisboa em 2000, no âmbito do programa Erasmus, repetindo a estada nos anos seguintes, e teve a ideia de incluir a sede da PIDE na história depois de saber que o edifício ira ser transformado num condomínio de luxo.

Para este livro, todo ele a preto e branco, Giorgio Fratini fez ainda pesquisas na Torre do Tombo, no Centro de Documentação 25 Abril da Universidade de Coimbra e no arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa.

Giorgio Fratini é licenciado pela Faculdade de Arquitectura de Florença, onde vive e trabalha.


SS.
Lusa/fim
 
Topo