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Notícias Sete exemplos de fraudes com cartões bancários (e como se proteger)

Lordelo

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Sabe o que fazer em caso de fraude com cartão de crédito e de débito? Consegue identificá-las? De acordo com a DECO PROteste, existem vários tipos de fraudes bancárias, entre as quais a fraude com cartão bancário.


A organização de defesa do consumidor revela sete tipo de fraudes e explica como é que se pode proteger. Fique a par:


  • Phishing - "Através de mensagens fraudulentas, via SMS, e-mail, redes sociais ou sites, consegue-se informação sensível dos consumidores (por exemplo, falsas propostas de emprego ou mensagens das Finanças, entre outros esquemas)". Como se proteger? "Nunca clique em links suspeitos, independentemente do meio através do qual chegam, e confirme o remetente";
  • Clonagem de cartões - "Os burlões colocam um aparelho no ATM, que copia a informação do seu cartão". Como se proteger? "Evite máquinas com aspeto alterado";
  • Telefonemas fraudulentos - "Os burlões fingem ser do banco e pedem dados". Como se proteger? "O banco nunca pede o seu código por telefone, pelo que não o deve revelar a ninguém por essa via";
  • Pharming - "Ao fazer pesquisas na internet, o consumidor é redirecionado para uma página de internet semelhante à que procura, mas falsa, cujo objetivo é conseguir informações confidenciais (por exemplo, dados do cartão de crédito)". Como se proteger? "Prefira digitar o endereço da página manualmente no navegador e evite páginas patrocinadas";
  • Spyware - "Sem que o utilizador se aperceba, sem autorização, é instalado um software que recolhe informação sensível". Como se proteger? "Use antivírus atualizado e evite downloads suspeitos";
  • Roubo de correspondência - "As cartas que chegam à sua morada com o cartão de crédito, com o código ou outras informações podem ser roubadas pelos burlões". Como se proteger? "Peça envio seguro e destrua correspondência antiga";
  • Spoofing - "Contactos, seja por telefone, e-mail ou através de sites, em que burlões se fazem passar por entidades legítimas, para tentar obter informações ou que sejam realizadas transferências". Como se proteger? "Desconfie de contactos não solicitados, nunca dê informações pessoais (passwords, códigos, etc.) e não realize transferências ou pagamentos sem confirmar a veracidade do contacto recebido".

Movimentos suspeitos? Atenção


A DECO PROteste adianta que, "se notar movimentos suspeitos no cartão de crédito ou de débito, o primeiro passo é contactar a instituição de crédito que o emitiu e pedir o cancelamento imediato".


"De seguida, comunique a fraude às autoridades e guarde comprovativos", acrescenta.


Deve saber que o "banco é responsável por reembolsar o valor, desde que não tenha havido negligência e comunique o incidente dentro de 13 meses após o débito".


"Contudo, deve comunicar a ocorrência o mais rapidamente possível; o melhor é fazê-lo assim que detete o movimento", acrescenta.


O que é uma fraude com cartão bancário?


A DECO PROteste explica que a "fraude envolve o ato de enganar alguém ou obter uma vantagem indevida".


"No caso de ser concretizada através de cartão de débito ou de crédito corresponde a qualquer uso não autorizado do seu cartão físico ou digital. Pode ocorrer online, por telefone ou até num multibanco adulterado. Os burlões usam técnicas cada vez mais sofisticadas, mas todas têm um ponto em comum: o roubo dos seus dados financeiros", acrescenta.

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