Portal Chamar Táxi

Informação Sete alimentos que deve (mesmo) evitar quando está com dores de garganta

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,710
Gostos Recebidos
1,153
naom_69048378c3ee8.webp


Estamos a entrar numa altura de gripes e constipações. As dores de garganta acabam por ser uma das preocupações nesta altura. Um chá com mel e limão e até rebuçados acabam por ser boas soluções para aliviar. Contudo, existem alimentos que deve mesmo evitar quando está com dores de garganta.


A revista Real Simple falou com alguns especialistas para perceber os alimentos que não deve consumir quando está com a garganta irritada. São tudo sugestões que vão acabar por fazer com que a recuperação seja maior e, em alguns casos, até fazer bem pior.


Assim, se estiver com dores de garganta ou vir alguém nessa situação, o melhor é colocar de lado este tipo de alimentos. Veja o que está em causa.


1- Alimentos ácidos


"A acidez pode irritar ainda mais a garganta já inflamada. Em vez disso, opte por alimentos e bebidas mais suaves. Pense em frutas mais macias e delicadas, como banana , mamão ou manga", sugere Maddie Pasquariello.


2- Comida picante e com pimenta


"Se quiser comer uma sopa ou caldo picante, apenas modere um pouco mais a quantidade de pimenta do que faria normalmente."





3- Alimentos crocantes


"Alimentos secos e crocantes devem ser evitados quando tem dor de garganta. Esses alimentos podem arranhar e irritar a garganta, especialmente quando já está sensível ou inchada. A textura áspera é como lixa para o tecido inflamado", explica Samantha Peterson.


4- Alimentos muito quentes


"Beber chá ou um caldo quente pode ser alívio temporário, mas essa prática pode causar queimaduras acidentais na garganta, o que piora os sintomas. Deverá ser algo mais morno."


5- Álcool


"O álcool não mata as bactérias que causam dor de garganta. Em vez disso, pode irritar ainda mais a garganta, prejudicar o sistema imunitário e contribuir para a desidratação. É melhor evitá-lo quando estiver doente."


6- Alimentos ricos em laticínios

"Embora laticínios frios possam parecer reconfortantes inicialmente, às vezes podem engrossar o muco em algumas pessoas, piorar a congestão e a dificuldade para limpar a garganta", continua Samantha Peterson.


7- Bebidas com cafeína


"A cafeína interfere no sono, algo que o sistema imunitário precisa para combater infeções. A melhor opção é tomar chás de ervas, como é o caso da camomila."


Quando é que uma dor de garganta é motivo para ir ao médico?


Antes de sair de casa para ir às urgências ou marcar uma consulta com um médico, deve fazer uma autoavaliação para perceber, de facto, se precisa de ser visto por um profissional de saúde. Por exemplo, se tiver uma dor de garganta, quando é que deve ir ao médico?


Shashidhar TB é otorrinolaringologista e ao 'website' HealthShots explicou quando é que existem motivos de maior preocupação. Começa por dizer que o sinal de alerta deverá ser dado quando a dor se prolonga ao longo de sete a 10 dias.


“O desconforto prolongado pode indicar uma condição de saúde que requer atenção”, explica. Deve ainda ter atenção quando à dor de garganta está associado a outros sintomas, como é o caso de febre alta.


“Dificuldade em respirar, dor no peito ou fadiga severa, são outros dos sintomas que deve considerar. Podem indicar problemas sérios, como infeções no pulmões.

IN:NM
 
Topo