• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Serigrafias e gravuras de artistas portugueses em grande exposição na Cidade da Praia

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Arte: Serigrafias e gravuras de artistas portugueses em grande exposição na Cidade da Praia

Cidade da Praia, 16 Set (Lusa) - Uma das maiores exposições da obra gráfica portuguesa, com mais de 30 artistas representados, é inaugurada quinta-feira na capital cabo-verdiana, por iniciativa do Centro Português de Serigrafia e do Instituto Camões.

"Impressões e Expressões -- Obra Gráfica Portuguesa Contemporânea" é o título da exposição, que junta serigrafia, gravura, litografia, estampa digital e fotografia, segundo o Instituto Camões -- Centro Cultural Português da Cidade da Praia.

É a segunda vez que se realiza uma mostra do género em Cabo Verde (a primeira em 2005), seguindo depois a exposição para a segunda mais importante cidade de Cabo Verde, Mindelo, na ilha de S. Vicente.

Além dos trabalhos de 31 artistas portugueses estarão presentes outros do cabo-verdiano Tchalê Figueira e dos moçambicanos Malangatana e Fernando Machiana.

O objectivo é, diz o Centro Cultural Português, mostrar o que se faz actualmente em Portugal mas também as técnicas utilizadas, além de aproximar essas técnicas e obras do público.

Na Cidade da Praia, no próprio dia da inauguração da exposição, haverá um debate sobre "O Valor Artístico da Arte Gráfica", com os artistas portugueses João Prates e Rui Humberto Marçal.

João Prates é o director do Centro Português de Serigrafia e Rui Humberto Marçal é um artista-gravador que dirigiu já diversas formações na área da Litografia e Gravura (com obras em colecções particulares e museus), e que irá orientar no Mindelo (de 22 a 24) uma oficina de formação em gravura, em colaboração com a MEIA (Mindelo -- Escola Internacional de Artes).

O Centro Português de Serigrafia foi criado em 1985, com a edição de uma serigrafia de Cargaleiro, e desde então editou mais de 1.200 colecções de criadores portugueses, como Júlio Pomar, Hogan, Cruzeiro Seixas, José de Guimarães ou Fernando Lanhas.

Em 1994 alargou o campo de acção com as primeiras edições de gravura e no ano seguinte começou a editar também livros de arte.

A exposição "Impressões e Expressões" estará a partir de dia 03 de Outubro no Centro Cultural do Mindelo, ilha de S. Vicente.

FP.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 
Topo