• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Seria hipócrita se tentasse ser um músico árabe"

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
"Seria hipócrita se tentasse ser um músico árabe"

TIAGO PEREIRA

294940.jpg

Entrevista. Rabih Abou-Khalil regressa a Portugal para dois concertos com o fadista Ricardo Ribeiro amanhã no CCB e domingo em São Martinho do Porto

Está em Portugal para dois concertos que cruzam a tradição árabe, o jazz, a composição clássica e o fado. Onde está a sua identidade entre tais referências?

Vou confessar-lhe um segredo: não sou um músico árabe. Seria hipócrita se o tentasse ser. Na verdade, não sinto ligação especial com qualquer cultura. É certo que a minha música surge de locais específicos. Mas apenas porque são as experiências que melhor conheço. Por exemplo, desde que gravei com o Ricardo [Ribeiro, um disco editado em Março deste ano], a língua portuguesa faz parte da minha criatividade.

Podemos então esperar por novas composições para versos em português?

Naturalmente. Aliás, nestes concertos poderei apresentar algumas surpresas, com canções novas com poesia de um Portugal muito rítmico. Sei que esta não é a forma mais politicamente correcta de fazer música mas esse é o meu objectivo.

O meio onde se move é preconceituoso?