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- Abr 10, 2008
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Este livro ensina a conquistar o mundo dos negócios através da simpatia. Foi escrito por duas mulheres, Linda e Robin, líderes da poderosa agência de publicidade Kaplan Thaler, cujo sucesso se deve à aplicação da máxima: ser simpático, compensa.
Como é sabido, esta frase não é usada habitualmente no mundo das empresas.
A sabedoria convencional costuma associar os negócios a uma guerra onde só os mais fortes sobrevivem. Para sair vencedor dessa batalha, o líder empresarial deverá ser uma pessoa fria e determinada, que ambiciona dominar o mercado e aniquilar a concorrência. Ao contrário do que se pensa, esse tipo agressivo de liderança, não é um monopólio do sexo masculino. Recentemente foi publicado um livro (ironicamente da mesma editora) com o título "As Boas Raparigas Não Sobem na Vida" que defende exactamente o contrário: a simpatia não compensa. As autoras discordam desta filosofia do "eu ou tu". Preferem usar o "nós". Elas crêem que não é necessário lutar pela maior fatia do bolo - é mais inteligente criar um bolo maior.
No início desta obra, Linda e Robin socorrem-se de vários estudos para provar porque as pessoas simpáticas têm mais sorte no amor (ou menos divórcios); porque ganham mais dinheiro; porque são mais saudáveis e, por fim, porque passam menos tempo nos tribunais. No capítulo seguinte apresentam os seis princípios da simpatia. O primeiro salienta a importância de causar uma boa primeira impressão. O segundo refere que vale a pena ser simpático com estranhos pois nunca se sabe de onde virá a recompensa. Na mesma linha as autores advertem, no terceiro princípio, que é um erro apenas ser simpático para os nossos chefes ou pares. O quarto diz que a simpatia deve ser espontânea. O quinto salienta que as más impressões propagam-se como um vírus. No sexto as autoras apelam a que ouçamos sempre a nossa consciência. Seguem-se vários casos de pessoas e empresas que põem em prática essa filosofia de vida. Trata-se indiscutivelmente de um livro simpático.
Público