• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Saramago abre com texto sobre Lisboa colaboração em blog

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Saramago abre com texto sobre Lisboa colaboração em blog

O escritor José Saramago iniciou hoje no blog da Fundação com o seu nome uma secção pessoal em que se propõe «comentar acontecimentos, expressar opiniões, reflectir em voz alta».

A partir de agora, o Nobel da Literatura português vai «comportar-se como mais um dos blogueiros que povoam o ciberespaço», informa uma nota da Fundação.

«Na sua primeira participação - lê-se ainda -, Saramago faz uma dupla: explica o porquê desta aventura, voltando aos "Cadernos de Lanzarote", antecedente de estes outros cadernos, e recupera um texto sobre Lisboa, uma carta de amor à sua cidade, porque nenhuma outra fórmula seria melhor para iniciar um novo caminho».

Em preâmbulo ao texto - um artigo sobre Lisboa «escrito há uns quantos anos» - Saramago confessa ter-se emocionado quando o reencontrou, ao mexer «nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade».

«Talvez - explicou - porque não se trate realmente de um artigo, mas de uma carta de amor, de amor a Lisboa. Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog».

O texto, que intitulou «Palavras para uma cidade», começa assim: «Tempo houve em que Lisboa não tinha esse nome». A terminar, Saramago escreve: «Camões escreveu um dia, falando de Lisboa:"...cidade que facilmente das outras é princesa".Perdoemos-lhe o exagero. Basta que Lisboa seja simplesmente o que deve ser: culta, moderna, limpa, organizada - sem perder nada da sua alma. E se todas estas bondades acabarem por fazer dela uma rainha, pois que o seja. Na república que nós somos serão sempre bem-vindas rainhas assim».

A apresentação, disponível em h**p://www.josesaramago.org ou em h**p://blog.josesaramago.org., inclui um vídeo com fotos de Luís Pavão e música de Carlos Paredes.




dd/lusa
 
Topo