- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,839
- Gostos Recebidos
- 1,194
As hemorroidas são uma condição comum que por vezes pode levar a sangue nas fezes. Por outro lado, poderá ser um sinal de alerta para algum cancro, como é caso do cancro colorretal. Assim, é importante perceber as diferenças e a que outros fatores deve estar atento.
O website US News analisou as duas condições e deu a conhecer como se podem distinguir. Referem que as hemorroidas "ocorrem quando os vasos sanguíneos no anús e/ou na parte inferior do reto ficam inchados e inflamados". Acontecem tanto internamente como externamente.
O que são hemorroidas
Entre as causas mais comuns estão a diarreia e prisão de ventre, levantar objetos pesados com frequência, ter uma dieta baixa em fibras, ficar sentado durante longos períodos de tempo ou fazer demasiada forma quando vai à casa de banjo.
Entre alguns dos sintomas mais conhecidos de hemorroidas estão a dor e desconforto no anús, sangue nas fezes, nódulos perto do anús e comichão.
Sintomas de cancro colorretal
Por outro lado, o cancro colorretal “é uma doença grave que pode ser fatal se não for detetado e tratado precocemente”, começam por explicar. “Está associada a fatores de risco relacionados com o estilo de vida, incluindo falta de exercícios físicos, excesso de peso, tabagismo, consumo excessivo de álcool e uma dieta rica em carne vermelha ou processada e pobre em frutas, fibras de grãos integrais e cálcio.”
Entre alguns dos sintomas que se associam estão as alterações dos hábitos intestinais, desconforto abdominal persistente, sangue nas fezes, perda de peso sem explicação, fraqueza e fadiga.
“Geralmente pode ser prevenido com exames de rastreio oportunos e é altamente tratável quando detetado precocemente. Este cancro tem uma taxa de sobrevivência de 91% quando detetado cedo.”
O sangue é diferente?
O sangue nas fezes que encontrar poderá ser diferente consoante a condição. Assim, explicam que no caso das hemorroidas é um sangue vivo e ocorre durante ou após as fezes.
Já no caso do cancro “pode ser vermelho vivo ou escuro e ocorrer a qualquer momento”. Apesar das diferenças, é sempre importante estar atento. “Não existe sangramento retal normal, e isso deve sempre ser discutido com um profissional de saúde. Hemorroidas não tratadas podem levar a sangramento persistente, dor, infeção ou outras complicações de saúde.”
Sete hábitos que aumentam o risco de hemorroidas
uando se diz que se tem hemorroidas falamos de doença hemorroidária e ocorrem habitualmente perdas de sangue durante as dejeções, desconforto, dor e comichão na região anal.
"Os principais fatores de risco incluem obstipação intestinal ou diarreia recorrente, obesidade e gestação", explica a proctologista Renata Colaneri ao jornal Metrópoles. Mas também existem hábitos a evitar.
Entre eles, destacam-se sete. A saber:
1- Consumo de alimentos picantes;
2- Uso de papel higiénico de má qualidade e que cause demasiado atrito;
3- Passar muito tempo sentado na sanita com as ancas dobradas acima dos 90 graus;
4- Carência de fibras e baixa ingestão de água;
5- Prática exagerada de exercício físico;
6- Sedentarismo;
7- Inflamações por tratar.
IN:NM
