- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,726
- Gostos Recebidos
- 1,126

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa provocada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer noutros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges - membranas que envolvem o cérebro.
Regra geral, a patologia é causada por uma infeção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Transmissão da tuberculose
A transmissão da tuberculose acontece diretamente, de pessoa para pessoa, portanto, a aglomeração de indivíduos é o principal fator de transmissão.
A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.
Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o aparecimento da tuberculose.
Sintomas de Tuberculose
Na maioria dos infetados com tuberculose, os sintomas mais frequentemente descritos são:
tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformandose, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;
cansaço excessivo;
febre baixa geralmente à tarde;
sudorese noturna;
falta de apetite;
palidez;
emagrecimento acentuado;
rouquidão;
fraqueza;
prostração.
Os casos graves de tuberculose apresentam:
dificuldade na respiração;
eliminação de grande quantidade de sangue;
colapso do pulmão;
acumulação de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Tratamento de Tuberculose
O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva até seis meses.
IN:NM