Portal Chamar Táxi

Saúde: CDS-PP propõe redução dos tempos de espera das cirurgias oftalmológicas

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Saúde: CDS-PP propõe redução dos tempos de espera das cirurgias oftalmológicas
13 de Abril de 2008, 18:05

Lisboa, 13 Abr (Lusa) - O CDS-PP vai apresentar um projecto de resolução para que o Governo reduza o prazo a partir do qual os utentes têm direito a receber o "cheque-cirurgia" para recorrer ao privado em operações oftalmológicas.

"Trinta mil doentes esperam por uma cirurgia oftalmológica. Se o cheque-cirurgia fosse entregue decorrido 30 por cento do tempo de espera fixado e não 75 por cento como actualmente acontece, seria possível reduzir drasticamente esse tempo", disse o líder parlamentar democrata-cristão, Diogo Feio.

O projecto de resolução é uma das propostas que será apresentada no decorrer das jornadas parlamentares do CDS-PP, que começam segunda-feira em Viseu, dedicadas à Saúde e à Educação.

Outra proposta, adiantou Diogo Feio, visa acabar com as taxas moderadoras na cirurgia em ambulatório de forma a incentivar o recurso a esta possibilidade.

Diogo Feio defendeu ainda que o ministério da Saúde deve organizar uma "campanha de informação para esclarecer a comunidade em geral sobre as virtualidades" da cirurgia em ambulatório.

Num projecto de resolução que previa o aumento do recurso à cirurgia em ambulatório, chumbado em Fevereiro, o CDS-PP destacava a redução das listas de espera, a libertação dos blocos operatórios tradicionais para cirurgias mais complexas e a redução dos custos hospitalares, entre as vantagens daquela opção.

As jornadas começam com uma visita ao hospital de S. Teotónio, em Viseu, e prosseguem à tarde com um debate sobre Saúde, com o director do Hospital da Luz, José Roquette, o director da Unidade de Cirurgia Cardíaca dos hospitais da Universidade de Coimbra, Manuel Antunes e o secretário regional do Norte do Sindicato Independente dos Médicos, Carlos Santos entre os oradores convidados.

À noite, está previsto um jantar com o reitor da Universidade Católica, Braga da Cruz, que falará sobre "as relações entre o Estado e a Igreja num ponto de vista global", disse o líder parlamentar democrata-cristão.

Na terça-feira de manhã haverá um debate sobre a "a disciplina na Escola", com a participação do vice-presidente do Fórum Liberdade de Educação, João Munõz, e o professor Gabriel Mithá Ribeiro, autor de dois livros em que analisa as políticas de educação dos sucessivos governos.

Após o debate, o líder do CDS-PP, Paulo Portas fará a intervenção de encerramento das jornadas.


SF.

Fonte:Lusa/fim
 
Topo