• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Sónia ia casar, Paulo deixa duas filhas e Susana era mãe de um rapaz de 17 anos. Inferno dos fogos mata 4 bombeiros

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
23,922
Gostos Recebidos
979
Sónia ia casar, Paulo deixa duas filhas e Susana era mãe de um rapaz de 17 anos. Inferno dos fogos mata 4 bombeiros

img_900x509$2024_09_17_21_00_41_1750289.jpg


Subiu para sete o número de vítimas mortais dos fogos, quatro bombeiros e três civis.

Susana, Sónia e Paulo, bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha, combatiam o fogo numa vertente de terreno difícil, no concelho de Tábua, quando as chamas começaram a subir. Tentaram escapar, mas o fogo foi mais rápido e apanhou-os, “não deu hipótese para fugir”, diz o presidente daquela associação humanitária, Vítor Melo. Dois colegas, que tinham ficado na viatura, salvaram-se.

Abandonaram o veículo, refugiaram-se num local seguro e voltaram atrás, quando as condições o permitiam, mas já nada havia a fazer. Com a morte destes três bombeiros subiu para sete o número dos que perderam a vida nos incêndios destes últimos dias, quatro bombeiros e três civis.

Sónia Melo, enfermeira no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, ia casar com Francisco, dono de uma pastelaria e também bombeiro.

Paulo Santos, irmão do comandante e cunhado de Sónia Melo, deixa duas filhas menores. Quanto a Susana Carvalho, a mais velha dos três bombeiros falecidos esta terça-feira, era mãe de um rapaz de 17 anos.

No domingo, recorde-se, tinha falecido um outro bombeiro, João Silva, conhecido como o ‘30’ nos Voluntários de São Mamede de Infesta. Foi vítima de doença súbita.

O funeral realiza-se esta quarta-feira. Não é conhecido o número exato de feridos dos incêndios que desde segunda-feira têm transformado o País num inferno, mas já ultrapassa os 40, dois dos quais em estado grave, entre bombeiros e população civil.

Fogo mata jovem e dois idosos

Os incêndios que lavram no Norte e no Centro do País desde segunda-feira já provocaram a morte de três civis, dois homens, de 28 e 88 anos, e uma mulher, de 83. O primeiro caso ocorreu em Sobreiro, Albergaria-a-Velha. Eduardo, mais conhecido por ‘Chantili Papai’, natural do Recife, Brasil, morreu a retirar máquinas de uma empresa localizada numa zona de grande densidade florestal. Cada funcionário tinha de retirar uma máquina. Tudo aconteceu numa altura em que “parecia de noite”, indicaram testemunhas à GNR. Ainda terá tentado fugir do local numa viatura, mas acabou por ficar encurralado e inalou muito fumo. Morreu carbonizado. “Um ser humano com o coração do tamanho do mundo”, descrevem os amigos. Tinha 28 anos. No lugar do Fontão, na freguesia de Angeja, também em Albergaria-a-Velha, morreu um idoso de 88 anos. António Capela terá ficado assustado com as chamas, junto à casa em que residia, e sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Era casado e deixa três filhos – duas mulheres e um homem -, bem como vários netos. A terceira morte ocorreu em Mangualde. Uma idosa, de 83 anos, não resistiu ao ver as chamas aproximarem-se da sua casa e terá morrido de ataque cardíaco.


D. Rui Valério lamenta a "perda de vidas"
O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, manifestou esta terça-feira o seu "pesar pelas vítimas dos incêndios" e expressa "profunda solidariedade a todas as famílias afetadas pela morte, pela destruição ou pelo medo". "A perda de vidas, de lares e de recursos naturais fere de forma terrível todas as pessoas e convida a que este momento seja vivido em união de oração e de ação", sublinha uma nota divulgada pelo Patriarcado de Lisboa. O bispo católico da capital presta, também, "homenagem a todos os homens e mulheres que combatem as chamas, bombeiros, Proteção Civil, forças de segurança e civis".

Emigrante ajuda nos fogos de Baião
Pedro Pereira, atualmente emigrado na Bélgica, apanhou o primeiro voo e viajou de propósito para Baião, onde era bombeiro voluntário, para ajudar no combate aos incêndios que têm assolado a região. Na Bélgica ficou a esposa e as duas filhas menores.

PORMENORES
APOIO
Cruz Vermelha Portuguesa mobilizou 100 colaboradores e voluntários para o apoio às autoridades no socorro às populações afetadas pelos incêndios.

20 MIL
Os incêndios que lavram desde domingo em Albergaria-a-Velha contabilizam já cerca de 20 mil hectares de área ardida, de acordo com o sistema europeu de satélites Copernicus.

ZOO
O Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, foi esta terça-feira encerrado devido ao fumo provocado pelos incêndios em curso na zona Norte do País, situação que vai ser reavaliada hoje.

CANIL
O Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, em Oliveira de Azeméis, conseguiu retirar segunda-feira os seus 170 cães para acolhimento temporário noutros locais antes de o fogo chegar a Ossela, onde ameaçou várias casas de primeira habitação.

RETIRADA
O polo de Oliveira do Conde da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Viseu foi esta terça-feira evacuado e os utentes alojados em Carregal do Sal.

AJUDA
A Federação Portuguesa de Futebol vai ajudar a recuperar o estádio da Juventude Atlética Pessegueirense, após os danos provocados pelo fogo que atingiu Sever do Vouga.

26 CARROS
Segundo informação da Câmara de Gondomar, os fogos no concelho atingiram uma oficina, em Jovim, tendo ardido 26 viaturas. Não houve vítimas.

DOENTES
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia aconselha os doentes crónicos a protegerem-se do fumo, tapando boca e nariz com máscaras ou lenços molhados, ficar em casa e usar o ar condicionado na recirculação de ar.

Correio da Manhã
 
Topo