• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Retrato de Francis Bacon por Lucien Freud vai a leilão em Outubro em Londres

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Pintura: Retrato de Francis Bacon por Lucien Freud vai a leilão em Outubro em Londres

Londres, 08 Set (Lusa) - Um dos dois únicos retratos que Lucien Freud fez do seu amigo Francis Bacon (1909-1992) será leiloado dia 19 de Outubro pela Christie's em Londres.

O outro retrato foi roubado de uma retrospectiva dedicada a Freud em Berlim em 1988 e continua desaparecido desde então.

A Sotheby's espera obter entre cinco e sete milhões de libras (entre 6,19 e 8,67 milhões de euros) pela obra, que mostra de frente o rosto do retratado.

Segundo Pilar Ordovás, directora da secção de Arte Contemporânea da leiloeira, Bacon e Freud são considerados os dois mais importantes artistas britânicos do século XX e "o seu valor internacional não deixou de aumentar".

Lucian Freud conheceu Bacon em 1945. Outro artista britânico, Graham Sutherland, amigo de ambos, convidou-os para um fim-de-semana em sua casa e coube-lhe fazer as apresentações.

Freud e Bacon estabeleceram uma estreita relação de amizade e encontraram-se com frequência nos anos seguintes.

Em princípios dos anos 50, cada um deles serviu de modelo ao outro. Bacon fez o seu primeiro retrato de Freud em 1951 e voltou a retratá-lo em muitas outras ocasiões.

Pelo contrário, Freud pintou Bacon apenas duas vezes: em 1952 e em 1956-57, e é este último retrato o que agora vai a leilão na Christie's.

O primeiro, emprestado pela Tate à Neue Nationalgalerie, de Berlim, em 1988, para uma retrospectiva, foi roubado por desconhecidos.

Em 2001, quando se preparava a grande retrospectiva que lhe dedicou a galeria Tate Britain, Freud desenhou um cartaz de "Procura-se", que foi colocado em vários lugares da capital alemã, na esperança de o quadro ser recuperado a tempo para a exposição.

O paradeiro actual do retrato continua a ser desconhecido e Freud não autorizou a reprodução da sua imagem a cores.

A obra não chegou a ser acabada. Ao que parece, Freud trabalhava lentamente e o retratado partiu subitamente para Tânger para se juntar ao seu companheiro sentimental Peter Lacy.

O retrato foi adquirido pelo seu actual proprietário a uma galeria londrina em 1972 e desde então esteve raras vezes exposto em público: em Wolfsburg (Alemanha) e em Toulouse (França), em 2002-2003 e em Veneza, em 2005.

O leilão de arte contemporânea e do pós-guerra da Christie's coincidirá com a retrospectiva que a Tate Britain dedica a Bacon, a partir de quinta-feira.


RMM.

Lusa
 
Topo