Esse tipo de relva tem como nome Cynodon Dactylon e é vulgarmente denominada graminha ou relva das bermudas. É capaz de viver sobre terrenos arenosos e pedregosos, pega de estaca e é extremamente resistente às ervas invasoras e diferenças de temperatura. Este tipo de relva é por si só considerada uma espécie invasora e daí a sua resistência. É um tipo de relva geralmente utilizada nos campos de golf na área periférica do green.
1. Arranje aparas desta relva. Tente falar com alguém que tenha deste tipo de relva, pois nas zonas de crescimento livre (por baixo de arbustos, sebes, etc.) arranja-se com facilidade estas aparas porque geralmente as pessoas não as cortam. Depois de ter juntado uma boa quantidade de aparas corte-as em troços de aprox. 10cm. Não precisa de ter qualquer tipo de atenção em relação à zona de corte.
2. Em seguida com o ancinho penteie e nívele todo o terreno, que deverá estar completamente limpo de ervas, pedras, etc.
3. Molhe uma pequena porção do terreno onde iniciará o trabalho e depois com uma estaca faça perfurações de aprox. 5cm de profundidade, ou de forma a que a apara fique bem enterrada, mas suficentemente exposta ao ambiente exterior. As perfurações devem estar o mais aproximadas que for possível para que o terreno fique coberto o mais rápidamente possível.
4. Coloque as aparas de graminha nos buracos e aperte o solo com a ponta dos dedos para que as mesmas fiquem bem presas.
5. Repita os passos desde o ponto 3 ao 4 até ter todo o terreno plantado.
6. Regue ligeiramente todo o terreno 1 vez por dia, durante a primeira semana, caso os dias estejam quentes.
7. Ao fim da primeira semana adube e fertilize ligeiramente todo o terreno com adubo azul e fertilizante sólido, respectivamente. Regue em seguida todo o terreno e continue a fazê-lo 1 vez por dia caso os dias estejam quentes.
8. Vá vigiando o aparecimento de ervas daninhas durante o crescimento da graminha e arranque-as logo que possível. Este passo é muito importante enquanto o tapete de graminha não estiver completo e mesmo depois de o estar e enquanto não ganha corpo convém arrancar qualquer erva que vá aparecendo. Quando estiver bem desenvolvida de tal forma que pareça um tapete espesso e compacto as ervas daninhas terão muita dificuldade em se desenvolver, mas poderá aparecer sempre uma ou outra.
9. A manutenção desta relva é menos trabalhosa que a das outras, ou seja, rega-se muito de vez em quando (uma vez por semana se tanto) nos dias amenos e diáriamente nos dias escaldantes. Aduba-se e fertiliza-se 2 vezes por ano, no Outono e Primavera. Quanto ao corte, este não deve ser muito baixo como nos relvados de campo de futebol, mas de forma a que se obtenha um tapete espesso (aprox 3cm).
Tenho este tipo de relvado em casa e acho que não há melhor uma vez que o custo de manutenção é muito baixo, quer em termos monetários quer em tempo e preocupações. Já tive relva de folhagem fina e éra um desastre. No Inverno queimava-se toda, no Verão secava toda se não se andasse sempre a encharcá-la e estava sempre carregada de ervas daninhas. Com a graminha é uma despreocupação total. Rega-se de longe a longe (2 vezes por mês durante todos o ano excepto nos dias escaldantes), ervas daninhas não se vêm, está sempre verdinha e é muito resistente a altas e baixas temperaturas, a danos físicos e parasitas.