Tondela
É uma cidade cheia de história, situada na Serra do Caramulo.
A denominação Tondela pode designar uma “pequena Tonda”.
Uma lenda conta a origem do nome num modo bem diferente. Numa época muito antiga, havia uma mulher que, para dar o sinal de alarme, tocava uma trombeta. Ao “tom dela” acudiam todos os populares para auxiliar. Esta lenda generalizou-se, sendo ou não verdade, de tal modo que as armas da cidade incluem uma figura feminina a tocar uma trombeta, com a legenda “Ao tom dela”.
Encontraram-se na região de Tondela, diversos vestígios que demonstram a presença humana em épocas muito remotas, tais como instrumentos de pedra e fragmentos de cerâmica, monumentos megalíticos (estela-menir de Caparrosa e o dolmen da Lageosa), pinturas rupestres (Molelinhos, S. Miguel do Outeiro, entre outras). Também se encontraram castros, como o de Nandufe, bem como moedas, cerâmicas, vasos, e instrumentos de trabalho. Ainda da época da dominação romana, restam alguns troços de estradas.
Do domínio árabe, restam por exemplo Almijofa, Almofala, Alcofra, Alfusqueiro.
À mesa de Tondela são desvendados os sabores das alheiras e dos fumeiros mas o destaque vai para os Vinhos da Região Demarcada do Dão.
Se gosta de Feiras e Festas, pode divertir-se na Festa das Cruzes, em Junho -
- Quinta-feira de Ascensão.
Se é amante de monumentos arquitectónicos, por estas paragens, pode visitar: a Capela de Santana, a Igreja Matriz do Guardão, a Igreja Matriz de Canas de Santa Maria, a Igreja Matriz de Vila Nova da Raínha, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda do Sameiro, a Capela de Nossa Senhora do Campo,a Capela de Nossa Senhora da Penha de França,o Pelourinho de Tondela, o chafariz,o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, o Solar de Santa Ana, o Paço de Fráguas, o Solar de Fermentelos, vários Solares dos séc. XVII e XVIII, as Caldas de S. Gemil, o Nucleo de Arte Rupestre de Catelões e de Molelos, a Calçada romana em Guardão,
a Anta da Arquinha da Moura, na câmara - as pinturas rupestres, a Estela-menir de Caparrosa, a estação de Arte Rupestre de Alagoa, em Barreiro de Besteiros, a Estação de Arte Rupestre de Molelinhos, a Biblioteca Municipal, o Museu Tomás Ribeiro, o Museu de Automóveis do Caramulo e a Serra do Caramulo.