• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rega das plantas de interior

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
A regra fundamental é regar quando for necessário. Não há outras regras estabelecidas, mas existem algumas indicações a se considerar, relacionadas sobre tudo com o tipo de planta e as fases vegetativas.



Quando devem ser aplicadas? As respostas são várias: o filodendro e todas as aráceas geralmente atrasam seu crescimento durante o inverno, mas não se encontram em repouso absoluto; por isso também têm necessidade moderada de água.

Assim, deve-se molhar ligeiramente a terra ou a sua estaca, naquelas que são cultivadas com suporte. As moráceas, e em particular o fícus-benjamim, atrasam a tal ponto o crescimento no inverno rigoroso que ficam numa fase de quase repouso, com pouquíssima necessidade de água. As plantas suculentas, se ficarem em um ambiente umidificado, não precisam ser regadas durante todo o inverno.

Algumas indicações para a rega apenas para as plantas de interior:

• regar sempre com moderação;
• regar só depois de verificar as condições de umidade do solo, bastando para isso encostar um dedo para lhe sentir a secura;
• nunca regar com água muito fria;
• regar ou pulverizar as folhas só das espécies que suportam e agradecem esse tratamento.

O prato de drenagem

É aconselhável inundar o prato para regar uma planta? Isso varia. O prato serve principalmente para recolher o excesso de água. Depois da lixiviação, essa água que sobra deveria até ser retirada.

Mas algumas plantas, especialmente no período de calor forte, podem se beneficiar das regas feitas no prato, se você não se esquecer de que a permanência da água no recipiente deve ser breve para evitar a asfixia ou a atrofia das raízes.

Os ciclamens, as plantas bulbosas e as tuberosas em geral suportam mal as regas abundantes, pois preferem uma umidade constante da terra, que nunca deve estar saturada de água.

Por isso, você pode submergir o vaso num recipiente com cerca de dois dedos de água durante algumas horas e, depois, deve-se escorre-la e coloca-la num lugar seco e bem iluminado.

 
Topo