• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reeditado «Histórias de Amor», livro censurado Cardoso Pires

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Reeditado «Histórias de Amor», livro censurado Cardoso Pires

O livro de contos de José Cardoso Pires intitulado «Histórias de Amor», publicado em 1952 e logo apreendido pela censura, será reeditado pelas Edições Nelson de Matos na segunda quinzena de Setembro.

Datada de Julho de 1952, a primeira edição da obra foi lançada pela Editorial Gleba numa colecção de bolso chamada «Os Livros das Três Abelhas», dirigida por Victor Palla e Aurélio Cruz.

A 26 de Agosto do mesmo ano, o livro foi retirado do mercado e Cardoso Pires, então com 27 anos, reclamou da sua apreensão junto dos Serviços de Censura e conseguiu reaver o exemplar sublinhado a azul, mas este nunca mais foi reeditado sob a forma inicial, apesar de o autor o ter mantido sempre na lista das suas obras completas.

Esta edição de «Histórias de Amor» reproduz o exemplar com os cortes feitos pela Pide, que a família de José Cardoso Pires - falecido em Outubro de 1998, aos 73 anos - entregou à Biblioteca Nacional, instituição à guarda da qual o restante espólio do escritor será entregue em Outubro.

Alguns dos contos que compõem «Histórias de Amor» - à excepção de «Romance com Data», que permaneceu sempre inédito - foram mais tarde reescritos e incluídos na edição de «Jogos de Azar», publicada em 1963 pela Editora Arcádia.

Além de conservar todos os contos na sua versão inicial, esta edição inclui ainda como anexos uma carta do escritor à Comissão de Censura, datada de 1952, em que este protestava pela apreensão do livro, e três críticas de Mário Dionísio, Óscar Lopes e Luís de Sousa Rebelo, publicadas na imprensa também em 1952.

A contracapa da reedição apresenta a reprodução de um retrato a óleo de José Cardoso Pires, da autoria de Júlio Pomar, datado da mesma época, 1954.


Diário Digital / Lusa
 
Topo