- Entrou
- Set 25, 2006
- Mensagens
- 6,031
- Gostos Recebidos
- 0
O Conselho de Ministros aprovou, no passado dia 14 de Maio, a “Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015”, estabelecendo novos programas para a diminuição progressiva da sinistralidade que se regista em Portugal. Estima-se que, em 2015, o número de mortos seja reduzido para 54 por milhão de habitantes.
A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, aprovada em Conselho de Ministros, identificou um conjunto de grupos de risco, onde se encontram os condutores de veículos de duas rodas e os peões, e os factores de risco, nomeadamente a velocidade excessiva.
Este Diploma visa a redução em 32% do número de vítimas mortais nos condutores de veículos de duas rodas a motor, nos condutores de automóveis ligeiros e no número de peões mortos. Pretende-se ainda, nas localidades, reduzir em 49% o número de vítimas mortais nos automóveis ligeiros, e até 32% o número de vítimas nos utilizadores de duas rodas e nos peões. Reduzir para 25% o número de condutores mortos com taxa de álcool acima do limite legal é outro objectivo.
A formação contínua dos condutores, a qualificação profissional dos instrutores e o melhoramento do ambiente rodoviário em meio urbano, para peões e condutores são algumas iniciativas apontadas como necessárias pelo documento, bem como o reforço da fiscalização do álcool, da droga e da velocidade e o melhoramento da assistência às vítimas de acidentes.
Este Diploma envolveu o trabalho preparatório da Associação Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da GNR, da PSP, do Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR) e do IMTT, foram ainda ouvidas diversas entidades com responsabilidades no sector.
Portal do Cidadão
A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, aprovada em Conselho de Ministros, identificou um conjunto de grupos de risco, onde se encontram os condutores de veículos de duas rodas e os peões, e os factores de risco, nomeadamente a velocidade excessiva.
Este Diploma visa a redução em 32% do número de vítimas mortais nos condutores de veículos de duas rodas a motor, nos condutores de automóveis ligeiros e no número de peões mortos. Pretende-se ainda, nas localidades, reduzir em 49% o número de vítimas mortais nos automóveis ligeiros, e até 32% o número de vítimas nos utilizadores de duas rodas e nos peões. Reduzir para 25% o número de condutores mortos com taxa de álcool acima do limite legal é outro objectivo.
A formação contínua dos condutores, a qualificação profissional dos instrutores e o melhoramento do ambiente rodoviário em meio urbano, para peões e condutores são algumas iniciativas apontadas como necessárias pelo documento, bem como o reforço da fiscalização do álcool, da droga e da velocidade e o melhoramento da assistência às vítimas de acidentes.
Este Diploma envolveu o trabalho preparatório da Associação Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da GNR, da PSP, do Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR) e do IMTT, foram ainda ouvidas diversas entidades com responsabilidades no sector.
Portal do Cidadão