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Racing Aerolus: Primeira corrida de veículos movidos a vento
Arrancou hoje, na Holanda, a primeira competição em estrada de veículos eólicos, propulsionados por hélice ou turbina.
Inserida no calendário da prova náutica Tall Ships 2008, a 1º corrida de veículos eólicos arrancou hoje na Holanda. Em disputa estão vários veículos artesanais, projectados para circular ao ritmo do vento.
A competição realiza-se desde a pequena aldeia piscatória de Huisduienen (noroeste) até Lands End, num circuito de 5,3 km.
A corrida propriamente dita só começa dia 23. Os anteriores estão reservados para as qualificações.
Estão inscritas seis equipas: ECN Windenergie (Holanda), Universidade de Estugarda (Alemanha), Universidade Técnica da Dinamarca, Centro de Energias Renováveis (Grécia), Universidade CE-Wind Kiel (Alemanha) e Universidade de Flensburg (Alemanha).
Os veículos usam pequenas baterias que armazenam e libertam em pista a energia acumulada, fazendo-os circular através de sistema de turbina ou rotor. Podem ter três ou mais rodas. O piloto tem de pesar, no mínimo, 75 kg.
No momento da partida, as baterias não podem ter carga. Por isso, no arranque, há que dar ao pedal...
ciberia
Arrancou hoje, na Holanda, a primeira competição em estrada de veículos eólicos, propulsionados por hélice ou turbina.
Inserida no calendário da prova náutica Tall Ships 2008, a 1º corrida de veículos eólicos arrancou hoje na Holanda. Em disputa estão vários veículos artesanais, projectados para circular ao ritmo do vento.
A competição realiza-se desde a pequena aldeia piscatória de Huisduienen (noroeste) até Lands End, num circuito de 5,3 km.
A corrida propriamente dita só começa dia 23. Os anteriores estão reservados para as qualificações.
Estão inscritas seis equipas: ECN Windenergie (Holanda), Universidade de Estugarda (Alemanha), Universidade Técnica da Dinamarca, Centro de Energias Renováveis (Grécia), Universidade CE-Wind Kiel (Alemanha) e Universidade de Flensburg (Alemanha).
Os veículos usam pequenas baterias que armazenam e libertam em pista a energia acumulada, fazendo-os circular através de sistema de turbina ou rotor. Podem ter três ou mais rodas. O piloto tem de pesar, no mínimo, 75 kg.
No momento da partida, as baterias não podem ter carga. Por isso, no arranque, há que dar ao pedal...
ciberia