• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Quercus avisa: «Panorama é extremamente negativo»

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Quercus avisa: «Panorama é extremamente negativo»

Ambientalistas querem mais investimento na conservação de habitats e espécies


Numa informação sobre o relatório de implementação da Directiva Habitats na UE, entre 2001 e 2006, a que a Lusa teve acesso, a Quercus afirma que «10 anos depois do início da implementação da Directiva Habitats o panorama é extremamente negativo».

Por isso, a Quercus «exige um reforço do investimento público na conservação de habitats e espécies e um outro empenho por parte dos governos da República e Regiões Autónomas» no cumprimento dos compromissos que o Estado português assumiu internacionalmente.

A Quercus chama a atenção para o estado de «conservação desfavorável» de vários habitats e espécies em Portugal e critica «a elevada ausência de informação disponível no âmbito da caracterização de habitats e espécies».

«Cerca de 60 por cento dos habitats e 33 por cento das espécies representados nas diferentes áreas biogeográficas de Portugal apresentam um estatuto de conservação desfavorável», defende a Quercus.

Situação ainda pode piorar

O relatório de implementação da Directiva Habitats na UE encontra-se em consulta pública até 15 de Setembro.

Um dos seus artigos estabelece a obrigatoriedade dos Estados membros prestarem informações sobre as medidas de conservação adoptadas e resultados da sua aplicação, explica a Quercus, avançando que «até à presente data, o Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade não disponibilizou o relatório técnico e o resumo não técnico para consulta». Por isso, a associação analisou os dados disponíveis on-line pela Comissão Europeia.

Para a Quercus, se continuar «o desinvestimento no conhecimento e na conservação da natureza e da biodiversidade, é mais que provável que, num futuro próximo, o panorama seja ainda mais negativo com custos gravosos para o ambiente e desenvolvimento do país».

Recordou que, nos últimos anos têm sido viabilizados vários grandes projectos turístico-imobiliários, e também industriais, em zonas de Rede Natura 2000, «acentuando a ameaça sobre o rico, mas frágil, património natural» de Portugal.


IOL
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
«Tróia Resort» suscita preocupação da Quercus

«
Associação defende que projecto ameaça ambiente


O «Tróia Resort», cuja primeira fase do mega projecto é inaugurada esta segunda-feira, está a preocupar a Quercus que refere que as mais de 15 mil camas planeadas para Tróia representam uma ocupação excessiva e vão colocar em causa o equilíbrio natural da região.

Carla Graça, do núcleo de Setúbal da Quercus, em declarações à TSF, sublinha que o projecto, no que diz respeito à circulação, não toma precauções quanto ao estacionamento nem quanto às infra-estruturas para «a recepção à população flutuante».

A responsável mostra reservas devido ainda à falta de preservação dos habitats naturais presentes nesta zona, como as dunas ou o sapal, bem como as consequências inerentes ao mega empreendimento no projecto dos golfinhos.

De referir que a associação ambientalista já apresentou uma queixa junto da União Europeia, advertindo para violação da protecção aos golfinhos do estuário do Sado, uma vez que o «Tróia Resort» implica a introdução da Marina na zona antiga do cais dos ferrys o que vai interferir com a rota de alimentação dos golfinhos, trazendo algumas consequências que a associação considera graves.

O mega projecto tem um custo total orçado em 400 milhões milhões, sendo a primeira fase inaugurada esta segunda-feira com a presença de Belmiro de Azevedo e Américo Amorim.




Fábrica de Conteúdos
08.09.08
 
Topo