• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Qual é a velocidade da luz?

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,814
Gostos Recebidos
47
Qual é a velocidade da luz?
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,814
Gostos Recebidos
47
A velocidade da luz é de aproximadamente 299,792,458 metros por segundo.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
A velocidade da luz é de aproximadamente 299,792,458 metros por segundo.

Ou para ser mais exacto: 300.000 km/s ou 1080 milhões km/h.:msnm_com_br007-03:
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Einstein Revoluciona a Ciência!

[video=youtube;0aUpABtZKVU]http://www.youtube.com/watch?v=0aUpABtZKVU[/video]
image-0E56_502AE705.jpg
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Físico Português Rescreve Teoria da Relatividade!

João Maguejo, Físico português, descobriu algumas falhas na Teoria da Relatividade de Einstein. Em causa está o postulado da constância da velocidade da luz.

Declaração de João Maguejo!

E se Einstein se enganou na teoria da relatividade? Aparentemente não, mas ao contestar um dos princípios da Teoria da Relatividade de Einstein, que partia do princípio da velocidade constante de luz, o físico português, João Maguejo, atraíu as atenções da comunidade cientifica.

Teria Einstein razão sobre a constância da velocidade da luz no vácuo?

João Maguejo responde negativamente a esta questão.

«É um bocado exagerado dizer que Einstein estava enganado. O que acontece é que existem problemas dentro da cronologia moderna que se poderiam resolver muito facilmente provando que a velocidade da luz fosse muito maior no princípio do universo. E esse postulado está em contradição directa com um dos postulados da Teoria da Relatividade, que é o postulado da constância da velocidade da luz», explica João Maguejo, sublinhando que «não estou a dizer que a Teoria da Relatividade estava errada, simplesmente estou a dizer que existe uma teoria muito mais geral».

Qunado confrontado com o facto da sua teoria ir contra um dos dogmas da Física Moderna, João Maguejo defende que «a Teoria da Relatividade também deitava por terra a teoria de Newton e no entanto, cada vez que se põe um satélite no espaço utiliza-se a teoria de Newton, porque continua a ser uma óptima aproximação e é nesse sentido que eu continuo a achar que a Teoria da Relatividade continuará sempre a ser uma boa aproximação, mesmo que exista uma teoria que entre em confrontação directa com ela. Nós sabemos que a partir de certo ponto é necessário que a Teoria da Relatividade esteja generalizada, em situações que nós sabemos que não pode ser aplicada».

No cado da teoria de João Maguejo ser aceite, a maioria dos livros de ciência vão ter de ser rescritos e a Teoria da Relatividade vai ter de ser modificada, ao que o físico português responde «isso é verdade e a maior parte do trabalho que nós temos tido é tentar descobrir que implicações é que o postulado da variação da velocidade da luz vai ter no resto da Física. A linguagem da física assume de certa forma a constância da velocidade da luz, a importância da Relatividade é tão grande que a linguagem da Física é completamente, dentro de si própria, a constância da velocidade da luz. Todo o projecto da velocidade da luz variável passa por rescrever a linguagem da luz. É um problema matemático interessante».

No casoo específico da investigação de João Maguejo, o Físico português explica que «o que nós calculámos foi o número mínimo de zeros que é preciso pôr à frente da velocidade da luz para resolver o problema que a teoria do Big Bang tem. A velocidade da luz tem de ser muito mais elevada, sendo no mínimo, no principio do Universo, pondo 64 zeros à frente do valor que tem actualmente». É o mesmo que dizer que a luz moveu-se mais rapidamente quando se deu o Big Bang.

Daqui se pode traduzir que no início, todo o universo esteve em contacto simultaneamente. João Maguejo explica que «o que acontece é que o universo encontra-se fragmentado em três regiões que não sabem umas das outras, a que nós chamamos de horizontes. A nossa ideia é resolver este problema e estabelecer um contacto entre todas estas zonas que normalmente estão completamente dissociadas».
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Dirigindo à Velocidade da Luz!

[video=youtube;nWpx3zoggzI]http://www.youtube.com/watch?v=nWpx3zoggzI[/video]
Esse vídeo é uma simulação de uma situação fictícia de como seria andar pela cidade dirigindo o
carro à velocidade da luz.
 
Topo