Portal Chamar Táxi

PT diz que cobertura de sinal digital deverá chegar aos 94% após reforço

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,076
Gostos Recebidos
465
PT diz que cobertura de sinal digital deverá chegar aos 94% após reforço

A Portugal Telecom (PT) garantiu que vai «reforçar a cobertura de Televisão Digital Terrestre (TDT) nas sedes de concelho com menor cobertura» quando possível, assegurando uma cobertura de 93/94 por cento.

Em nota enviada à Agência Lusa, fonte da PT confirma que, «apesar de ter cumprido integralmente as responsabilidades que lhe foram conferidas no processo de implementação da TDT no que diz respeito à cobertura de 100 por cento da população (...), irá reforçar a cobertura de TDT terrestre nas sedes de concelho com menor cobertura, sempre que haja viabilidade técnica e que a complexidade do sistema assim o permita».

A empresa acrescenta que tal será feito «gradualmente e de acordo com o calendário de switch-off (desligamento) definido», pelo que «a cobertura de TDT terrestre em Portugal passará para cerca de 93/94 por cento».

Segunda-feira, Eduardo Cardadeiro, administrador da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) tinha já adiantado que tem tido reuniões de trabalho com várias entidades, como autarquias e a PT. Segundo o administrador, responsável pelo processo da TDT, o regulador «tem sensibilizado a Portugal Telecom no sentido de poder rever um caso ou outro, sendo que a PT está neste momento a cobrir as suas obrigações de cobertura do território nacional».

A ANACOM informou ainda que, após o desligamento do emissor de sinal analógico da Fóia, que abrange vários concelhos do Algarve e Alentejo, foram registadas 93 reclamações até às 19h de segunda-feira. Na nota, a ANACOM adianta que, até às 19h, ascendia a 93 o número de pessoas que tinham ligado para o ‘call center’ da TDT [Televisão Digital Terrestre], afirmando ter ficado sem televisão, acrescentando que o emissor da Fóia abrange 110 mil famílias.

No âmbito da primeira fase do plano para a cessação das emissões analógicas terrestres de televisão, foi hoje desligado o transmissor da Fóia, bem como os retransmissores de Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo, Odemira, Odeceixe, Monchique, Aljezur e Silves.

O próximo passo vai ter lugar a 1 de Fevereiro com o desligar do transmissor de Monsanto, em Lisboa, e dos retransmissores de Areeiro, Barcarena, Caparica, Carvalhal, Cheleiros, Estoril, Graça, Montemor-o-Novo, Odivelas, Sintra, Malveira, Sobral de Monte Agraço, Coruche e Cabeção.


Lusa/SOL
 
Topo