• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Projecto Rios já tem 500 quilómetros

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Projecto Rios já tem 500 quilómetros

saida_de_campo_1363861473.jpg


Pedro Teiga, responsável da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, é coordenador nacional do Projecto Rios, que une pessoas em torno de um objectivo comum: contribuir para a melhoria ambiental, social e económica dos rios.

Que importância assume o tema da água nas atividades da ASPEA?

A água é uma temática transversal em muitas atividades da ASPEA, tratada a nível formal e não formal. São desenvolvidos workshops, oficinas e palestras, tendo a água como elemento central. O uso eficiente da água, o ciclo da água, ecossistemas aquáticos e água e alimentação saudável, são exemplo das temáticas abordadas. Destacam-se ainda todas as actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto Rios.

De que forma o projecto Rios pode contribuir para a cooperação pela Água?


O Projecto Rios visa o envolvimento da sociedade na conservação e melhoria dos sistemas fluviais, promovendo assim o empreendedorismo ambiental, social e económico e contribuindo para a cooperação pela Água.

Para atingir este objetivo é promovida a adoção de um troço de 500 metros de um rio ou ribeira e fomentada a sua monitorização, como modo de promover a sensibilização da sociedade civil e dos vários grupos sociais (alunos, funcionários de empresas, escuteiros; associados; alunos; professores; famílias ou grupos de amigos) para os problemas e necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.

O Projeto Rios utiliza como ponto de partida o espaço fluvial para contribuir para melhoria ambiental, social e económica, integrados numa estratégia de actuação para a implementação de planos de reabilitação de rios e ribeiras, com o envolvimento e responsabilização de toda a comunidade civil, rumo ao desenvolvimento sustentado, à educação para a cidadania e ao crescimento local e regional, permitindo potenciar o empreendedorismo social.

Actualmente o projecto conta com 150 km de rios adoptados por 300 grupos activos de 85 municípios em 17 distritos, mais de 7500 participantes diretos e acima de 24000 pessoas envolvidas em atividades diversas. A nível escolar, envolve cerca de 600 professores em 400 turmas. Até aos dias de hoje, formaram-se já, 256 monitores do Projeto Rios em 17 cursos, para auxiliar, aplicar e difundir esta metodologia.

Ao adoptar um rio criam-se laços afectivos. Ao conhecer e cuidar do espaço e das pessoas do “meu rio”, cria-se uma nova cultura de intervenção e de cooperação pela água.

Na opinião da ASPEA qual deveria ser a prioridade do Governo relativamente à sensibilização das questões ligadas à Água?

A água é um elemento chave do dinamismo de toda a sociedade. Como tal, a água deve ser encarada em atividades de sensibilização que passam por uma participação pública local efetiva e afetiva onde ocorra um envolvimento ativo que promovo o empreendedorismo. Devem-se evitar actividades pontuais desgarradas e inconsequentes. A promoção, apoio, acompanhamento e avaliação contínua de projectos de sensibilização para a água, como Projecto Rios, é um caminho para a mudança de atitudes da nossa sociedade. É fundamental implicar a sociedade na melhoria da qualidade da nossa água na nossa torneira e nos nossos rios.


Fonte: Portal Ambiente Online
 
Topo