B@eta
GForum VIP
- Entrou
- Dez 30, 2006
- Mensagens
- 1,875
- Gostos Recebidos
- 23
Primeira prova de cicloturismo de 2012 decorre no Pinhal Novo
Equipa de cicloturismo pedala como alerta para a esclerose múltipla
O Gang da Esclerose Múltipla (EM) vai participar, no próximo dia 25 de Março, pelas 9 horas, no Passeio de Cicloturismo do Pinhal Novo, como forma de alertar para esta doença incapacitante que afecta cerca de 5 mil portugueses.
“Ao participar em passeios de cicloturismo que se realizam por todo o país, pretendemos divulgar junto das populações e dos outros cicloturistas o que é a esclerose múltipla, dando apoio a todas as pessoas que vivem diariamente com esta doença e aos seus familiares” explica João Velhas, um dos membros do Gang que é composto por familiares e amigos de pessoas com esclerose múltipla.
No dia 1 de Abril, pelas 9 horas, o Gang da EM vai também participar no Passeio de Cicloturismo do Penteado, no concelho da Moita.
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afecta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Estima-se que esta doença afecta mais de 5 mil portugueses.
O Gang da EM surgiu em 2004 como um grupo informal de autoajuda e conta actualmente com mais de 500 membros espalhados por Portugal Continental, Açores, Madeira e Brasil. Em 2011, o Gang da EM fundou uma equipa de cicloturismo com a finalidade de divulgar e sensibilizar a sociedade civil sobre a esclerose múltipla. Esta equipa conta com o apoio da Novartis, ANDDEMOT, Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores, Ciclomania e é apadrinhada pelo ciclista Cândido Barbosa. Para mais informações sobre o Gang da EM consulte: O Gang da Esclerose Múltipla
O Gang da EM tem também por objetivo promover o Movimento Global de Sensibilização para a Esclerose, que pretende promover a complementaridade e a união entre Estado, Indústria Farmacêutica, Doentes, Familiares, Amigos e Entidades Institucionais como forma de incrementar a qualidade de vida dos portadores da EM.
Fonte: LPM Comunicações