• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Praias aumentam areal

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Investimento: Mais de nove milhões de euros investidos na alimentação artificial

Praias aumentam areal


Mais de nove milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos na alimentação artificial de praias dos concelhos de Portimão, Lagos e Albufeira. No caso de Portimão, será aproveitada a areia dragada da ria de Alvor para reforço do areal da zona nascente da praia local, onde este ano houve restaurantes em risco de destruição pelo mar.

Segundo o concurso lançado esta semana pelo Ministério do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, o investimento a efectuar em Alvor ultrapassa os 2,3 milhões de euros. A empreitada, que deverá estar concluída até ao Verão de 2009, contempla a dragagem da barra e canal de navegação da ria, a exploração do depósito de dragados da restinga e a deposição de areia na praia. Serão movimentados cerca de 300 mil metros cúbicos.

Mas o maior investimento está reservado para Albufeira: 5,2 milhões de euros ao longo dos próximos dois anos. A intervenção visa a alimentação artificial das zonas balneares situadas entre a praia do Peneco e o Forte de S. João.

Em Lagos, tal como o CM já noticiou, serão investidos 1,7 milhões de euros na praia D. Ana, segundo consta no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2009.

PORMENORES

ALVOR

A intervenção em Alvor permite resolver dois problemas: acabar com o actual assoreamento da ria, que dificulta a navegação, e gerar condições de segurança para os apoios de praia.

ALBUFEIRA

A frente de mar a recarregar com areia em Albufeira tem cerca de três quilómetros. O presidente da câmara, Desidério Silva, diz que a obra está prevista há cinco anos.

LAGOS

A alimentação artificial da praia D. Ana permitirá mais do que duplicar o actual areal. As arribas serão consolidadas.


José Carlos Eusébio
Em Correio da Manhã
 
Topo