• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Praia dos Salgados interdita a banhos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Praia dos Salgados interdita a banhos

Marés vivas galgaram esta madrugada a Praia dos Salgados e romperam a Lagoa, em Albufeira, uma das mais importantes zonas húmidas do Algarve utilizada para a nidificação de aves, tendo sido imposta a interdição a banhos, indicou fonte oficial.

Uma mancha verde oriunda da Lagoa dos Salgados e a possibilidade de alguns efluentes terem sido libertados no mar levaram a que a Praia dos Salgados fosse esta manhã interdita a banhos, informou a Autoridade Marítima.

"Por precaução", e em parceria com a Autoridade da Saúde e Ambiente, a Autoridade Marítima do Sul decidiu também içar a bandeira amarela nas praias contíguas à dos Salgados - Armação de Pêra e Galé.

É a segunda vez este Verão que a Lagoa dos Salgados, importante zona húmida situada nos concelhos de Silves e Albufeira, foi rompida por força das ondas do mar.

A 26 de Junho, uma onda do mar galgou a praia junto à Lagoa dos Salgados, em Albufeira, e rompeu aquela zona húmida classificada como habitat de conservação prioritário e uma das áreas mais importantes para as aves em Portugal.

Em Abril deste ano, a Lagoa dos Salgados foi também esvaziada com a autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

O canal aberto entre a Lagoa dos Salgados e o mar permitiu o escoamento de água, causando a perda de ninhos de aves aquáticas, facto criticado por algumas associações de ambientalistas, que referiram que haviam sido violadas regras básicas de conservação relativamente à Lagoa dos Salgados.

Na altura a CCDR/Algarve explicou à Lusa que o esvaziamento da lagoa foi autorizado porque durante o Inverno de 2008 aquele habitat foi alvo de "fenómenos de galgamento oceânico", "sofreu grande influência oceânica durante esta época húmida" e recentemente, "após um episódio intenso de precipitação" aumentou uma subida brusca ao nível da lagoa.

O ministro do Ambiente chegou mesmo a admitir que o esvaziamento da Lagoa dos Salgados, Algarve, autorizado pela CCDR/Algarve, tinha sido um "desastre ecológico", mas que estava ultrapassado com a reposição arenosa.

JN
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Águas tinham sido contaminadas por descarga de águas acumuladas na lagoa

Reabertura de quatro praias contíguas à Lagoa dos Salgados


O delegado regional de Saúde do Algarve ordenou hoje a reabertura da prática balnear em quatro praias contíguas à Lagoa dos Salgados, no concelho de Albufeira, que tinham sido contaminadas por uma descarga de águas acumuladas na lagoa.

Na noite de domingo, as marés vivas que se têm feito sentir romperam o cordão de areia que separa a lagoa do mar, provocando uma descarga, o que levou as autoridades a interditar os banhos na Praia dos Salgados.

A contaminação acabaria por estender-se a outras praias vizinhas - Praia Grande, Galé Oeste e Galé Leste -, levando a que também nestas zonas balneares a ida a banhos fosse suspensa, por precaução.

Entretanto, fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve avançou que as análises efectuadas à água das referidas praias indicaram qualidade compatível com o banho, pelo que a interdição foi levantada.

Durante a tarde de ontem, as autoridades procederam a trabalhos de encerramento da lagoa, não tendo voltado a haver ligação ao mar, acrescenta a mesma fonte, que diz que as bandeiras verdes serão hasteadas hoje.

A Lagoa dos Salgados é uma das mais importantes zonas húmidas do Algarve utilizada para a nidificação de aves, sendo esta a segunda vez neste Verão que a lagoa é reaberta por força das ondas do mar.

Em Abril e no final de Junho a situação já tinha acontecido e a Lagoa dos Salgados foi também esvaziada com a autorização da CCDR do Algarve. O canal aberto entre a Lagoa dos Salgados e o mar permitiu o escoamento de água, causando a perda de ninhos de aves aquáticas.



03.09.2008 - 15h54 Lusa
 
Topo