• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Praia da Calheta ganha galardão ‘Praia acessível – Praia Para Todos 2012’

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,875
Gostos Recebidos
23
Praia da Calheta ganha galardão ‘Praia acessível – Praia Para Todos 2012’

praiasacessiveis.jpg

A Praia da Calheta é uma das 7 praias madeirenses distinguidas como o galardão Praia Acessível - Praia para Todos, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., o Instituto da Água, I.P., o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Na prática, isto significa que a Praia da Calheta reúne um conjunto de condições que permite o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

As condições que determinam considerar-se uma praia como acessível, podendo em consequência hastear o respectivo galardão, são: acesso pedonal fácil; estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência; acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos; passadeiras no areal; sanitários acessíveis; e Posto de socorros acessíveis.

A região hidrográfica do Algarve, com 43 praias acessíveis, é aquela que mais galardões ostenta, seguida das regiões hidrográficas do Norte e do Vale do Tejo, ambas com 39.

Albufeira, no Algarve, é o concelho com mais praias acessíveis (12), seguido de Matosinhos, no Norte, com 10 praias classificadas.

Na tabela das regiões mais galardoadas segue-se a zona centro (28 praias), Açores (15), Alentejo (14) e, por último, a Madeira, com 15 praias acessíveis.

«Na Ilha da Madeira é de difícil concretização a acessibilidade às praias, principalmente por razões de orografia, verificando-se alguns casos de acesso por recurso a meios mecânicos», explica o INR, justificando ainda os resultados pelo facto de a Região Autónoma da Madeira só integrar o projecto desde 2009.

«Na Ilha de Porto Santo as condições de acessibilidade são aparentemente mais fáceis, mas apenas uma praia daquela Ilha (Fontinha) se tem candidatado desde 2010», acrescenta o instituto admitindo que tal possa estar «relacionado com as referidas facilidades de acesso já existentes, ou com um condicionamento de transportes que eventualmente não alicie as pessoas com mobilidade reduzida a ali se deslocarem».

De todas as candidaturas analisadas, é também na Madeira que se localiza uma das três praias que não foi possível classificar: a praia do Garajau.

«Por impossibilidade de contratação de pessoal com habilitações para nadador-salvador esta praia ficou de fora da lista das acessíveis», justificou o INR. Flavio Matta

Fonte: Diário Digital
 
Topo