• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Pró-Putin? Universidade de Coimbra despede diretor de "imediato"

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,651
Gostos Recebidos
393

Situação terá sido denunciada num artigo de opinião publicado no Observador e no Jornal Proença, assinado por dois ativistas ucranianos com ligações àquela universidade.


Pró-Putin? Universidade de Coimbra despede diretor de imediato



O diretor do Centro de Estudos Russos da Universidade de Coimbra (UC), Vladimir Pliassov, foi afastado do cargo na sequência de alegadas ações de propaganda pró-Putin.


A informação foi avançada, esta quarta-feira, pela Rádio Renascença, e, entretanto, confirmada por fonte da reitoria da UC ao Notícias ao Minuto. "É verdade que a reitoria determinou a cessação imediata do vínculo com o professor", explicou.


A mesma fonte garantiu ainda que o estabelecimento de ensino "está desde sempre comprometida com valores europeus e totalmente solidária com a Ucrânia" no âmbito do conflito causado pela invasão das tropas russas, a 24 de fevereiro de 2022.



A reitoria da UC remeteu explicações ainda para hoje, através de comunicado, sendo esperados mais alguns detalhes sobre esta situação, denunciada num artigo de opinião publicado no Observador e no Jornal Proença, assinado por dois ativistas ucranianos com ligações àquela universidade.



Os dois ativistas, Olga Filipova e Viacheslav Medviedev, acusam num artigo a universidade de ser "um espaço para transmitir a propaganda imperial russa e a cultura que criou a Rússia moderna."


Segundo a dupla, o professor, Vladimir Ivanovitch Pliassov em causa é o principal representante da Fundação Russkiy Mir - uma instituição que promove a cultura e língua russa pelo mundo - em Portugal.



Segundo contam, o líder em questão era responsável por promover denominações geográficas da Ucrânia de acordo com a visão russa, e também de distribuir aos alunos a chamada fita de São Jorge, um símbolo soviético.


"A partir de Janeiro de 2023, o website e os corredores da universidade apresentavam os símbolos da Fundação Russkiy Mir, imagens das bandeiras da Federação Russa, do Kremlin e outros símbolos russos que não têm relação imediata com Dostoevsky ou Pushkin. Em particular, a bandeira russa e o logótipo da Fundação Russkiy Mir estiveram presentes em novos materiais, por exemplo, no programa CER para o ano académico de 2022-2023. Agora, após repetidos apelos da comunidade Ucraniana em Portugal à administração universitária, os símbolos da Fundação Russkiy Mir foram preservados apenas no edifício do CER", pode ler-se no artigo.




nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,651
Gostos Recebidos
393
Infelizmente nesta Republica anda tudo a dormir, valha nos a comunicação social, são na verdade os jornalistas que trazem tudo para a praça publica, só depois se tomam medidas e se investiga.
 
Topo